Como os pais podem aproveitar melhor o tempo com os seus filhos

Tempo de leitura: 3 minutos

Pai e filho

O que passa de pai para filho, não vai embora. A frase, de sabedoria popular, pode retratar o carinho em que a data comemorativa, no segundo domingo do mês de agosto, repassa desde que foi criada. Uma das histórias mais contadas sobre a criação da data deve-se à história da norte-americana Sonora Smart, filha de William Jackson Smart, um ex-combatente de guerra civil, que perdeu sua esposa e criou sozinho seis filhos ainda pequenos.

Com a vida corrida envolvida em carreira, correria diária e preocupações, os pais geralmente tendem a passar pouco tempo com os filhos. No entanto, o fato não pode ser desculpa para não conviver e aproveitar os momentos de crescimento das crianças e jovens (e até mesmo os filhos já adultos, por que não?), afinal, esse tempo não voltará. Para isso, resolvemos fazer uma lista de atividades que podem ser realizadas em dupla. São passeios, cursos e até programas para fazer em casa, no tempo livre. Vamos lá!

Um cantinho da casa só para vocês

Se seus filhos forem pequenos, aproveite para brincar com eles um pouco durante a chegada do trabalho e também aos fins de semana. Para que a atividade fique especial, escolha um espaço na casa que fique marcado como o cantinho de vocês. Pode ser até em um pedaço de seu escritório em casa ou da sala de televisão, que tal?

Faça cursos com o filho

Seja um curso de novos idiomas ou mesmo algo envolvido em artes: os momentos juntos podem ser muito bem aproveitados e a troca de conhecimento ainda será feita entre duas pessoas que confiam inteiramente uma na outra. Além disso, a experiência pode ser recheada por algo bem diferente. Um curso de pintura com tinta a óleo, técnicas em desenho, algum instrumento musical ou mesmo cursos que ajudem ao mesmo tempo na vida escolar do seu filho ou filha e na sua vida profissional, como o de leitura dinâmica, são opções diferentes que podem engrandecer a relação entre vocês.

O contador de histórias

Realmente a falta de tempo domina sua rotina? Aproveite momentos – mesmo que poucos – para fazer parte da educação de seu filho. Leia histórias para o pequeno logo antes de dormir. Além de ensiná-lo a criar um mundo de fantasias por meio de livros, sua noite de sono poderá ser muito mais relaxante.

Música para os ouvidos de todos

Dificilmente uma criança esquece o que ouvia em casa quando era pequena. Pare um tempo para ouvir músicas com seu filho e o verá, futuramente, comentando com outras pessoas que aprendeu a escutar tal banda por influência de seu pai.

Tempo para pensar em… nada

Jogar conversa fora com os filhos é uma delícia. Afinal, nada como trocar a sabedoria e histórias do dia a dia, mesmo que estas sejam sobre nada de muito importante. O conhecimento adquirido em papos informais e descontraídos, é facilmente absorvido e enriquecedor.

Juntem as rotinas

Uma coisa que pode parecer bem chata, como trocar as lâmpadas da casa ou instalar uma prateleira, pode ficar muito mais divertida se a ajuda for especial. Além disso, o mesmo vale para aquela lição de casa que seu filho talvez não esteja muito familiarizado e por isso possa ter dificuldades. Aprender um com o outro é fundamental para a convivência em harmonia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *