Cinco profissões que precisam investir na oratória

Tempo de leitura: 3 minutos

oratoria-profissoes.fw

Ser um bom orador não é uma característica que deva ser atribuída apenas aos políticos ou grandes líderes mundiais. Falar bem e de maneira estruturada, com desenvoltura, coerência, e de forma clara, objetiva e também agradável é uma valiosa e indispensável ferramenta para diversos profissionais.

Investir em um bom curso de oratória é uma das maneiras mais eficientes de informar, influenciar e até persuadir de maneira positiva seus ouvintes, com carisma e segurança em seus discursos. Confira as profissões em que bons oradores terão destaque em sua atuação através do sucesso em sua comunicação.

Representante de vendas

Ao carregar a imagem de uma determinada marca ou produto o representante precisa, além de todo o conhecimento técnico, expor todas as informações de forma clara e ser capaz de sempre salientar os pontos positivos e vantagens para fechar um bom negócio. Qualquer deslize ou incoerência durante a fala pode levar um comprador ou investidor exigente ou indeciso a não realizar um acordo comercial., e isso é tudo o que um bom representante não pode passar durante sua carreira.

Gerente

Não importa em qual segmento, um gerente deve estar preparado para liderar suas equipes e intermediar as missões e objetivos e metas da empresa com seus colaboradores. O gerente transita por todos os escalões de uma empresa e necessita de muita persuasão e carisma para lidar com diferentes pontos de vista e alinhá-los em favor de todos. Nada melhor do que ter a oratória em favor do cotidiano corporativo para um cargo com tantas responsabilidades e dinamismo.

Professor

A responsabilidade do discurso de quem decidiu repassar seu conhecimento é imensa. A queixa mais comum entre alunos de todas as idades é exatamente não compreender o assunto exposto pelo professor, que por muitas vezes pode mesmo ser complexo e espinhoso. Um bom professor necessita ser um bom orador: só assim ele pode propagar todos os seus anos de estudos e pesquisas para seus alunos. Os melhores professores tornam-se inesquecíveis durante toda a vida, e sua marca registrada é sempre sua boa oratória.

Telemarketing

Quem se dedica com empenho nas áreas de atendimento telefônico tem excelentes chances de progresso profissional. Contudo, sem uma excelente comunicação e habilidade de persuasão, as chances de sucesso na área podem ir por água abaixo. Seja para atender um cliente insatisfeito, dar suporte técnico ou lidar com áreas executivas de empresas, o operador de telemarketing fará da boa oratória sua principal instrumento de trabalho.

Artistas

Nem sempre os artistas são oradores natos. Muitos são tímidos e encontraram nas artes uma forma mais contundente e eficiente de comunicação de seus pensamentos. Contudo, os artistas devem se preparar para entrevistas e apresentações em público, e mesmo que arte fale por si só, haverá sempre uma pessoa por trás do artista que também precisa se expressar para o mundo. O curso de oratória pode potencializar as habilidades de comunicação e aprimorar o desenvolvimento artístico.

As palavras estão a favor de todos

Um bom discurso e uma fala eficiente são capazes de conduzir ideias e despertar sentimentos. Todos somos dotados de pensamentos e opiniões importantes, e uma boa oratória ainda é a melhor maneira demonstrar isso ao mundo. Expresse-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *