Como e por que ser verdadeiro em uma entrevista de trabalho

Tempo de leitura: 2 minutos

Como e por que ser verdadeiro em uma entrevista de trabalhoAté pouco tempo atrás, o segredo para se sair bem em entrevistas de trabalho era praticamente conseguir ser um bom mentiroso, daqueles que sabem improvisar e nem ao menos gaguejam na hora de disparar frases e mais frases valorizando a sua pessoa. Em muitos casos, bastava ter alguma experiência comprovada em contrato e supervalorizá-la que você já estaria em uma lista dos melhores candidatos.

Mas esse modelo de seleção não se sustentou, pois na verdade o que acabou acontecendo é que pouco a pouco encontrávamos cada vez mais profissionais medíocres e descontentes em seus cargos, pois além de não conseguirem cumprir tudo aquilo que prometeram na entrevista, não eram felizes pois não tinham paixão pela profissão e nem podiam ser eles mesmos no ambiente de trabalho.

Por conta disso, nos últimos tempos os grandes líderes do mercado perceberam que poderia haver uma forma melhor de escolher seus funcionários, baseada justamente nas características pessoais de cada um não diretamente relacionadas às suas experiências profissionais, e sim aos gostos musicais, hobbies, estilo de vida e outros fatores.

Essa mudança permitiu identificarmos perfis de candidatos, como chamamos atualmente. Ou seja, o candidato original e verdadeiro que possui esse perfil exigido para certo cargo acaba se destacando e saindo muitas vezes na frente daquele outro que possui dezenas de experiências, cursos e tudo mais no currículo, mas que não sabe argumentar e sair de sua zona de conforto, nem ser autêntico e defender o seu ponto de vista com elegância.

Concluindo, a razão para ser transparente em uma entrevista de emprego é que dessa forma, mesmo que não seja na primeira tentativa, você encontrará um emprego que o faz feliz, o dá liberdade para criar e apresenta uma possibilidade maior de crescimento dentro da empresa.

Portanto, o segredo está em seu repertório cultural, sua oratória e seu auto conhecimento. É preciso ler mais, pesquisar mais e se especializar naquilo que você realmente ama, pois no fundo são essas coisas que fazem com que a gente se conheça melhor e nos dá mais confiança para que possamos ser nós mesmos em qualquer situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *