Como evitar possíveis situações-problema

Tempo de leitura: 3 minutos

Como evitar possíveis situações-problemaA Escola da Vida vive nos colocando em situações que por vezes não entendemos o por que de nos encontrarmos nelas, mas com certeza em todas há valiosas lições a serem aprendidas. Todavia, existem aquelas situações nas quais entramos sem precisar e que nos geram muita complicação e desgaste que poderiam ser evitados se assumíssemos novas posturas em relação aos outros e a nós mesmos.

Conhecendo-se melhor e respeitando os outros ao seu redor, você passa a entender e identificar as limitações de cada um e também de cada ambiente que você frequenta, e a partir disso, saber escolher a melhor atitude a tomar para evitar problemas com os quais você não precisava estar envolvido.

Fique longe de fofocas

O famoso “disse me disse” é um dos maiores causadores de discórdia do nosso mundo moderno, no qual a informação se propaga em uma velocidade difícil de acompanhar.

Quando um amigo vier lhe contar alguma história a respeito de alguém, conhecido ou não, controle a sua própria curiosidade e não alimente o assunto. Conversas que às vezes parecem inofensivas podem causar muito dano, não só para o alvo dos comentários, mas também para quem propaga a informação.

E se um amigo lhe confidenciar um segredo dele, guarde. Assim você estará valorizando a confiança depositada em você e estará seguindo o propósito pelo qual o seu amigo o procurou: ser um confidente e companheiro tanto nos momentos de alegria como de tristeza.

Evite ir a lugares desconhecidos sem informação

Viagens e passeios devem ter ao menos o mínimo de planejamento prévio possível, para evitar imprevistos de última hora.

Caso você não conheça ninguém que já foi ao restaurante que você quer ir ou que já viajou e se hospedou no hotel que você quer realizar as reservas para aquela viagem em família, procure comentários de outras pessoas na internet. Pesquise bastante para chegar a comentários de várias pessoas e chegar a uma conclusão certeira.

Ao chegar a lugares desconhecidos com recomendações, tudo se torna mais fácil, visto que você já sabe detalhes importantes que farão toda a diferença na sua programação e lhe darão segurança durante seus passeios.

Procure sempre estabelecer ambientes de apoio e colaboração

Mesmo quando as pessoas não são íntimas, os ambientes de trabalho, estudos e lazer funcionam e rendem melhor se todos se sentirem confiantes e a vontade. Trabalhe para que os ambientes dos quais você faz parte sejam melhores. Sorria mais, seja mais simpático, ofereça-se para ajudar e dar apoio.

Procure conhecer as pessoas com quem você convive

Em função dessa convivência diária, é importante procurarmos sempre saber com quem estamos vivendo e compartilhando tantos momentos. Dessa forma, saberemos como lidar da melhor forma de ser com o seu colega de trabalho, com vizinhos e outros conhecidos para que mal entendidos não aconteçam e haja a manutenção de um ambiente confortável e amigável para todos.

Conheça a ti mesmo

Todos os dias são oportunidades únicas para o nosso aprimoramento pessoal. Sendo assim, identifique quais são as suas características que podem lhe prejudicar em certos momentos, como falta de paciência, informalidade excessiva ao dirigir aos outros, falta de liderança, timidez ou falta de compreensão. Trabalhe esses pontos em você para que você se sinta cada vez mais seguro para lidar da melhor forma com todas as situações que se deparar, alcançando sempre as melhores soluções.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *