Como extrair o melhor desempenho do seu time

Tempo de leitura: 2 minutos

Desempenho

A comunicação sempre foi a principal ferramenta para melhorar a performance dos colaboradores e, assim, otimizar a produtividade das empresas. Ela é o fator essencial para garantir que todas as ideias sejam ouvidas e para que seja possível obter progressos nas mais diferentes áreas. Por meio dela é possível aproveitar o melhor que o time pode oferecer e desenvolver as potencialidades individuais de cada membro.

A melhor maneira de desenvolver o conceito de comunicação internamente é através da expressão pessoal. Essa característica foca-se principalmente no desenvolvimento de ideias, além da expressão dos pensamentos de forma clara e coesa para as demais pessoas, evitando atritos e garantindo que sua mensagem seja entendida de forma clara. Essas habilidades são ainda melhor desenvolvidas no curso de oratória, que fornece uma excelente bagagem em relação ao autoconhecimento e autoconfiança profissional. Mais do que melhorar o discurso, é construída de forma mais completa a presença de liderança em cada parte do time.

Apresente suas teses e ouça as sugestões dos demais colaboradores

Desempenho na empresa

A dialética hegeliana, tão utilizada em gestão empresarial, pauta-se principalmente por esse fator. Parte da ideia de que o diálogo e o debate de duas ideias diferentes tendem a produzir um novo conteúdo, totalmente inovador. Tendo em vista esse pensamento, fica clara a necessidade de desenvolver a prática da argumentação e discussão saudável dentro do ambiente de trabalho. É produtiva e contribui imensamente para a melhora da performance, de maneira imediata para o ambiente de uma forma geral.

Assim o progresso também ficará nítido na interação entre os colaboradores, além de estimular uma formação mais profunda de um espírito de equipe entre eles. A própria visão entre cada um deles acaba mudando, e estimula-se um contato maior e mais íntimo entre as mais diversas pessoas. Clareiam-se os pensamentos e novas similaridades e afinidades são encontradas, dando abertura a novos relacionamentos e contatos.

Para além desse senso de coletividade, o trabalho desenvolvido na união do time se reflete individualmente em cada membro da equipe. Cada profissional passa a enxergar em si suas próprias características, dificuldades e possibilidades de aperfeiçoamento. Esse tipo de exercício favorece até mesmo a autocompreensão, já que coloca o indivíduo diante da própria formulação e elaboração de seus pensamentos, convergindo para uma argumentação clara e persuasiva.

O resultado é reflexo desse empenho em comunicação e na coleta e aproveitamento das mais diversas ideias e projetos. Diversos recursos que são cotidianamente desperdiçados pelo silêncio e dificuldade de expressão dos colegas de trabalho se vêem canalizados de maneira criativa e produtiva. Com esse potencial, é possível enxergar novos rumos de progresso e crescimento, obtendo a máxima performance de cada indivíduo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *