Como liderar uma reunião

Tempo de leitura: 2 minutos

Ter a habilidade de conduzir bem uma reunião é o diferencial que pode ajudá-lo a ser mais produtivo e levá-lo a uma promoção. Para alcançar essas metas é necessário o desenvolvimento de uma postura assertiva.

Ser assertivo é boa oratória e capacidade de argumentação. Você será admirado por sua postura profissional, fará com que as reuniões rendam mais e melhorará o ambiente de trabalho.
Além disso, a assertividade aplicada a reuniões,  gera uma condução objetiva, garantindo o debate de todas as questões que haviam sido planejadas e, por conseguinte, um maior aproveitamento do tempo.

Como desenvolver uma atitude assertiva

O pensamento que se deve ter em mente é dirigir as pessoas de forma adequada, aproveitando as habilidades de todos participantes.

Estabeleça um ambiente agradável.

Estabeleça  e mantenha um ambiente agradável para que todos se sintam a vontade para manifestarem o que pensam. Mostre que você está aberto a discutir mudanças e a olhar por novas perspectivas.

Respeite a opinião de todos

Um sorriso e ouvir o que os outros tem a dizer cria um ambiente de colaboração pois as pessoas sentem que a opinião de todos será respeitada e ficam mais à vontade para interagir.

Direcione a reunião

Lembre-se que você é o condutor, sendo assim, direcione a reunião para que ela não se torne enfadonha e repetitiva, debatendo assuntos que não poderão ser resolvidos naquele momento.

Cumpra o proposto

Conduza a reunião de acordo com a pauta definida anteriormente,  mais do que se preocupar apenas em evitar conflitos, que se ocorrorem necessariamente não é ruim, pois certas discussões podem trazer bons resultados. Todavia, não deixe que discussões sem causa aconteçam, como as que envolvem assuntos pessoais.

Ser um bom líder, independente da situação, é ter consciência de que apesar de já ter suas convicções, os pontos de vista dos outros também são relevantes e podem ser válidos para você. Uma boa maneira de encarar a reunião é pensar que você é um líder de um grupo de líderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *