Blog
Como ministrar uma palestra
- 18 de outubro de 2012
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Oratória Recomendamos
Você teve destaque em alguma área no seu trabalho ou conhece bastante sobre um assunto e foi convidado para dar uma palestra a respeito das suas experiências. Não fique receoso, aceite como honra e prepare-se para ensinar em minutos o que você levou horas e dias para aprender!
Invista no seu poder de comunicação
Em primeiro lugar você deve montar um bom discurso e se preparar para apresentá-lo. Você deve estar seguro e evitar um conteúdo monótono e repetitivo. Caso você tenha dificuldade, recorrer a um curso de oratória é uma ótima opção para ajudá-lo.
Conte um pouco da sua história
Isso faz com que as pessoas se identifiquem com elementos da sua história e se vejam no seu lugar, podendo alcançar o que você alcançou. É importante que o interlocutor sinta empatia com o palestrante, isso gera uma conexão pessoal. Só tome cuidado para não contar situações da sua vida que não se adequem nem ao tema da palestra nem ao público presente.
Seja 100% positivo e use o humor
Sua palestra deve ser otimista, mostrando ao público o que você ganhou com suas atitudes e o porquê desse modo incentivando-os a pensar e agir como você. Quando for fazer isso, introduza um pouco de humor, ele é atrativo e tem poder sobre as pessoas, além de tornar o discurso agradável, leve e dinâmico.
Use a emotividade de forma natural
Discursos que usam emoção tendem a surtir mais efeito, todavia, o que torna uma palestra marcante é a sinceridade. Forçar a emotividade raramente funciona.
Se for adequado ao tema, use recursos audiovisuais
O audiovisual é fascinante para o homem desde que ele se tornou refém da televisão, sendo assim, caso haja a possibilidade e seja adequado a palestra, use vídeos, música, imagens, fotografias e outros. Será mais um elemento importante de identificação entre os ouvintes e você.
Seja você mesmo
Essa é uma dica válida para tudo na vida, inclusive para se ministrar uma palestra. Se você quer dar um discurso verdadeiro e manter a sua credibilidade, evite representar uma personagem que você não é.
No fim, você verá que não é tão difícil quanto pode parecer e o mais importante, entenderá como esse tipo de experiência é enriquecedora para a sua vida e a de outras pessoas.