Como os campeões se comportam após a grande vitória

Tempo de leitura: 2 minutos

Alemanha Campeã

Após passada a tão aguardada final do mundial no Brasil, o que vai ficando conforme os dias passam é o legado que o evento nos deixou. O futebol, assim como diversos esportes, reúne características que podem ser aproveitadas e direcionadas para as mais diferentes áreas da vida, incluindo a profissional. Os campeões, através de atitudes e discursos, transmitem diversas lições que podem ser aplicadas em nossa vida cotidiana.

No caso dos vencedores da competição, os alemães, é visível a popularidade adquirida nos últimos dias, por meio do seu carisma e pela relação que mantiveram com o público brasileiro. A conquista não veio somente do título, mas também de uma legião de fãs conquistados com as postagens nas redes sociais e as declarações dos atletas, que sempre agradeceram pela acolhida do povo brasileiro e a hospitalidade durante a competição.

Simpatia e carinho pelo público

Seja em coletivas de imprensa ou fotografias postadas na internet, os futebolistas alemães demonstraram uma grande simpatia pelo Brasil e seus torcedores. Mesmo com a goleada sobre a seleção brasileira, o time alemão ganhou torcedores canarinhos e não sofreu rejeições por parte da população, justamente pelo respeito e reverência aos anfitriões da grande festa do esporte. Pelo contrário: o atacante Lukas Podolski, apesar da pouca atuação em campo, ganhou até uma campanha na qual os brasileiros pedem que ele fique no país.

O meia Schweinsteiger dedicou sua vitória aos brasileiros. A visão positiva da maioria dos moradores de nosso país pelos alemães reitera a extrema importância dos discursos e da oratória na opinião formada sobre essas personalidades.

Nem sempre ganhamos na vida

O Brasil, apesar das sérias derrotas que o deixaram no quarto lugar, também apresentou discursos que buscaram contornar a situação de decepção dos torcedores. A maioria deles não tentou justificar a derrota ou amenizar as falhas do time, mas ressaltar os esforços prestados no sentido de conquistar o tão sonhado título de hexacampeão.

Tendo em vista esses discursos, é possível vislumbrar a real funcionalidade e importância de cursos de oratória, principalmente para esses representantes do país no futebol. As declarações e afirmações, que se replicam e são compartilhadas em massa, necessitam de um grande esclarecimento e consciência. Em uma esfera menor, os cursos de oratória preparam para as mais diferentes situações da nossa vida, nas vitórias e nas possíveis derrotas, e, mais do que isso, para estar pronto para falar mesmo quando qualquer palavra corre o risco de desaprovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *