Como vencer a timidez

Tempo de leitura: 7 minutos

Para muitas pessoas a timidez se manifesta logo na infância, quando se tem vergonha de falar na frente da classe, de tentar conhecer aquela pessoa por quem se está apaixonada, e até ser você mesmo na frente de seus amigos. Isso prejudica demais a vida de um jovem, tanto na sua formação quanto na vida pessoal. No entanto, você sabe como vencer a timidez?

É importante destacar que não encarar o problema nesse período gera reflexos na vida adulta. Muitas pessoas têm medo de falar em público, e isso as prejudica no trabalho, ficando reclusos e se tornando profissionais limitados. Entenda: a timidez não é doença, e muito menos algo que não se pode mudar.

Para mostrar a você que é possível vencer a timidez, escrevemos este artigo com dicas incríveis sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Por que é importante vencer a timidez?

A insegurança é um dos fatores que mais impedem o profissional de crescer na sua carreira. Isso muitas vezes se deve à timidez, que impede a pessoa de lidar com as suas limitações e faz com que ela tenha dificuldades para mostrar suas reais habilidades. Levando tudo isso em consideração, notamos a importância de vencer a timidez para conseguir ter um melhor desempenho no trabalho.

O excesso de inibição atrapalha a conquista dos seus objetivos profissionais. Quantas oportunidades você já perdeu por não conseguir transmitir confiança e segurança em uma simples conversa? Por essa razão, é fundamental eliminar as barreiras impostas pela timidez.

Como vencer a timidez?

Logo de início é necessário tomar consciência e acreditar que precisa sair dessa condição, investindo em você mesmo, mantendo a postura e mudando os hábitos que o deixam entediado. Converse com pessoas com interesses semelhantes, e não se limite a responder: questione! Compartilhe seu conhecimento com os seus colegas e procure ouvir o que eles têm a dizer, isso só vai agregar para todos.

Sentir-se bem com o seu corpo, suas roupas e sua família também são passos importantes para não ter medo de mostrar quem você realmente é. A nossa mente tem um poder incrível de mudança, e corrigirmos o que consideramos errado em nós mesmos pode ser o pontapé inicial para nos acertarmos com os outros. Deixe sua felicidade transparecer ao seu redor, pois a autoconfiança é o ímã do sucesso.

Além disso, existem outras ações que ajudam você a vencer a timidez. Veja quais são elas!

Enfrente seus medos

Enfrentar os medos não é uma tarefa fácil para ninguém, muito menos para uma pessoa tímida. Algumas pessoas, só de pensar em ter que enfrentar eventos sociais, já sentem um frio na barriga e pensam muito antes de sair de casa. Quando você não enfrenta os seus medos, aquela questão que tanto lhe incomoda está sendo prolongada.

No caso do exemplo dos eventos sociais, em um primeiro momento você pode até deixar de ir, mas com o passar do tempo, quando você precisar realmente estar presente em um ambiente desse tipo, ficará cada vez mais difícil de enfrentar o seu medo.

Pratique a sua fala

Treinar a fala é extremamente importante para quem deseja vencer a timidez. Essa prática ajuda você a se preparar para desenvolver conversas no cotidiano e, inclusive, a melhorar a sua autoconfiança.

Uma ideia interessante é escolher um ritmo ideal para a fala. Isso auxilia na melhora da sua dicção e permite que outras pessoas entendam melhor o que está saindo da sua boca. Com isso, você não precisa ficar repetindo o que disse e se sentirá cada vez mais confiante em suas interações pessoais e profissionais.

Invista em cursos de oratória

Os cursos de oratória, além de ajudar você a vencer a timidez, também aumentará as suas chances de crescer profissionalmente. Já pensou em se tornar um líder no seu setor? Isso parece distante para você? Independentemente da sua área de atuação, os cursos de oratória estimulam não só a confiança, mas a sua capacidade de influenciar pessoas também.

Com isso, a sua credibilidade profissional é beneficiada, você consegue perder o seu medo de falar em público, passa a dominar a sua linguagem corporal e, claro, ajuda a impulsionar a sua carreira a um patamar que você jamais pensou que um dia conseguiria chegar.

Estude e domine assuntos sobre os quais precisa falar no dia a dia da profissão

A autoconfiança é uma das qualidades do ser humano mais afetadas pela timidez. Nesse momento, você precisa trabalhá-la para não perder espaço na sua profissão e não dar lugar para os seus concorrentes — afinal, no mercado de trabalho há muita gente talentosa assim como você, e não é justo “dar o seu lugar” a outra pessoa sendo que você sabe tanto quanto ela, certo?

Para isso, é importante que você estude e domine os assuntos sobre os quais precisa falar no seu dia a dia profissional. Conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você, portanto, quanto mais você tiver, maiores serão as suas chances de vencer a timidez e se destacar na sua profissão.

Quais são as principais técnicas para vencer a timidez em reuniões e conferências online?

Existem algumas técnicas que podem ajudar você a vencer a timidez e ter um melhor desempenho no seu trabalho. A seguir, listamos as principais delas. Confira!

Praticar a Tríade do Perdão

Você já ouviu falar na Tríade do Perdão? Essa técnica consiste em manter na sua mente uma situação que viveu e sentiu muita vergonha e aplicar três etapas sem se preocupar com o resultado. Veja quais são elas:

  1. pedir perdão, mentalmente, a todos os envolvidos na situação que trouxe o sentimento de vergonha;
  2. perdoar a todos os envolvidos;
  3. perdoar a si mesmo — inclusive, por ter guardado rancor da situação — e aceitar que aquelas eram as suas limitações naquele momento.

Para ter certeza que a técnica funcionou, você deverá lembrar da situação e não ter mais nenhum sentimento ruim. Caso isso não aconteça, repita a atividade com calma, deixando que a vergonha cumpra o seu ciclo sem pressa.

Sair da zona de conforto

É muito confortável para uma pessoa tímida evitar eventos sociais ou interações com as pessoas. No entanto, para vencer a sua timidez, você precisa sair da sua zona de conforto. Se você tem dificuldades para socializar, comece a expandir sua rede de contatos para além dos amigos íntimos e familiares. Dessa forma, você consegue se sentir mais à vontade em diferentes ambientes, principalmente no trabalho.

Pratique o autodesafio todos os dias. Assim, é possível enfrentar situações que lhe tiram da zona de conforto de maneira consciente e dosada, sem tornar a experiência traumática.

Usar a técnica FORD

Quem é tímido sabe que “puxar assunto” com os outros não é o seu forte, certo? Com o uso da técnica FORD, você consegue fazer as perguntas certas, sem ser inconveniente ou desagradável — um dos maiores medos das pessoas tímidas. As pessoas adoram falar sobre elas mesmas, sabendo disso, a técnica consiste em fazer perguntas sobre:

  • sua Família: como estão seus filhos?
  • Sua Ocupação: onde está trabalhando?
  • Sua Recreação: você costuma jogar futebol toda semana?
  • Seus Desejos: tem planos para viajar nas férias?

Agora você já sabe como vencer a timidez. Colocar todas essas dicas em prática ajudará você a melhorar o seu desempenho profissional, destacando-se dos seus concorrentes. Além disso, seus líderes ficarão impressionados com a sua evolução e com a sua dedicação em deixar seus medos de lado para ter melhores oportunidades na sua carreira — isso pode se tornar um diferencial competitivo importante para você.

Para mais informações sobre como desinibir-se, se destacar nas dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego, se preparar para fazer apresentações e discursos, vale a pena conferir o nosso artigo sobre curso de oratória — aprenda a vender conhecimentos. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *