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Conselhos para ter iniciativa no trabalho
- 31 de janeiro de 2013
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Liderança Recomendamos
Cada vez mais o mercado de trabalho exige profissionais que tenham mais do que boa qualificação, mas apresentem também características pessoais que representam um diferencial na função que será exercida.
Isso pode ser observado na mudança que as entrevistas para contratação de novos profissionais vêm passando. Dinâmicas em entrevistas de emprego são cada vez mais constantes, porque permitem que sejam avaliadas as possíveis reações que o candidato teria em determinadas situações, como em grupo, sobre pressão ou em público.
É possível desenvolver esses traços de personalidade que são tão valorizados pelas empresas e que podem representar a ascensão na sua carreira profissional.
Aprenda a solucionar problemas
Realize tudo que estiver ao seu alcance e isso inclui questões que aparentemente são mais complicadas. Tenha em mente que se você não fizer, outra pessoa eventualmente fará e que de todas as dificuldades no trabalho você pode tirar importantes aprendizados.
Buscar soluções para suas tarefas através de pesquisa, leitura e questionamento não só enriquece os seus conhecimentos como também lhe torna um profissional melhor e mais bem preparado para lidar com situações adversas.
Opine na hora certa
É importante identificar o momento certo de apresentar a sua opinião para que ela seja interpretada da forma correta e traga oportunidades de crescimento para você e para a sua empresa.
Se você estiver realizando as suas tarefas, tiver uma boa ideia e quiser apresentá-la ao seu chefe, estruture-a, busque mais informações que possam viabilizá-la e então apresente-a.
O cuidado e a dedicação são atributos valorizados em profissionais e essas características são comumente achadas em funcionários que buscam inovação.
Atualiza-se
Um profissional que tem como meta estar em constante aprimoramento, através de cursos, leitura constante, graduações, especializações e enriquecimento cultural, torna-se um funcionário muito interessante e valioso para qualquer empregador.
Se você estudar as tendências do mercado, trará novidades para o seu trabalho, estará um passo a frente dos seus concorrentes, desenvolverá novas habilidades, aumentará o seu valor de mercado e atrelará o seu crescimento ao crescimento da própria empresa.
Mantenha um bom ambiente de trabalho
Pessoas que são mais fáceis de lidar estabelecem ao seu redor um ambiente de confiança e entusiasmo. Faça com que seja um prazer trabalhar com você, mesmo através das cobranças e relações hierárquicas. Ofereça auxílio, interesse-se genuinamente pelo seu ambiente de trabalho e pelas pessoas ali presentes e desenvolva as suas habilidades de trabalho em equipe para obter mais colaboração.
E lembre-se que você cria as suas próprias oportunidades, desde que trabalhe em função do seu próprio desenvolvimento.