Deixe a timidez de lado e faça grandes apresentações

Tempo de leitura: 2 minutos

Faça grandes apresentaçõesMuitas pessoas acreditam que por serem tímidas, ou até mesmo introvertidas, nunca poderão se tornar grandes oradoras. Mas saiba que isso é uma grande bobagem, e falamos com propriedade que a dedicação e o estudo de técnicas de oratória podem mudar vidas, ajudando a desenvolver a argumentação persuasiva, a auto-confiança e o auto-controle de qualquer pessoa disposta a descobrir o melhor de si.

Nossas características pessoais podem e devem ser usadas ao nosso favor na hora de falar em público, pois ser sincero em um discurso passa uma imagem de credibilidade. Portanto, não é uma questão de bancar o extrovertido fazendo piadinhas com a plateia para quebrar o gelo sendo que isso não é de sua índole, e sim trabalhar no aspecto de sua personalidade que o deixará mais confortável para expor as suas ideias.

Não se subestime

Não podemos ter a pretensão de nos tornarmos o próximo Steve Jobs da oratória, porque simplesmente não somos a mesma pessoa. O que precisamos é desenvolver o líder que há dentro de nós, de cada um de nós, construindo a nossa própria imagem perante a sociedade com todas as nossas qualidades e pontos a se superar.

Nós acreditamos que o auto-conhecimento é o caminho certo para ficar seguro, deixar a timidez de lado e fazer grandes apresentações. É através dele que identificamos a melhor forma de nos comportarmos, de preparar slides, de interagir com os ouvintes. Ou seja, quando conhecemos bem a nós mesmos, somos capazes de nos superar e até mesmo nos supreender com a nossa atuação.

Esteja bem preparado

Entretanto, isso não quer dizer que não devemos ensaiar e treinar repetidas vezes nossos discursos. Uma boa preparação é responsável por pelo menos 50% do resultado de nossa execução e, além do mais, diminui as chances de ficarmos desprevenidos em alguma falha no discurso.

E por fim, para saber um pouco mais sobre o assunto, confira nossas dicas para falar em público no site da Methodus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *