Blog
Deixe para amanhã, perca oportunidades hoje
- 22 de março de 2012
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Recomendamos
Agarrar uma oportunidade não é questão de sorte!
Isso nós já sabemos. Nós também sabemos que é preciso estar preparado para quando a nossa grande chance chegar, pois ela pode facilmente escapar pelos dedos. Organização…motivação…planejamento…o tema parece estar até batido de tanto que ouvimos falar dele.
Mas afinal, o que é estar preparado? E o que pode ser considerado uma oportunidade?
A preparação
Se temos a vontade de crescer pessoal e profissionalmente, a primeira coisa que temos que pensar é se estamos prontos para isso. Ou seja, se já somos experientes e/ou maduros o suficiente para encarar o desafio ou se ainda precisamos aprimorar os nossos talentos.
É muito difícil, por exemplo, que alguém que nunca cozinhou na vida consiga acertar de primeira a quantidade de água correta para cozinhar uma panela de arroz. Assim como é complicado para uma pessoa assumir a liderança de uma equipe, sem nunca antes o ter feito, e conseguir ótimos resultados logo no primeiro mês.
Com isso, concluímos que a preparação é na verdade uma fase de aprendizado onde é valido o método da tentativa e do erro. É aqui que devemos trabalhar para enriquecer o nosso repertório cultural, fazer cursos que agreguem novos atributos para a nossa formação e nos arriscar em diferentes áreas para nos conhecermos melhor. Em suma, estar preparado é estar bem informado, tanto sobre a sua área de atuação e sobre o mundo, como sobre si mesmo.
Identificando oportunidades
A oportunidade assume diversas formas: ela pode aparecer em um convite para almoçar com o chefe, em uma conversa descontraída no fim do expediente, em um pedido de alteração bem no final do trabalho que você entregou e que exigirá um grande esforço, e até mesmo em um grande projeto no qual você pode escolher se quer assumir a responsabilidade ou não.
Há também aquelas vezes na quais a oportunidade não aparece, e então é preciso criá-la. E isso não é nenhum mito nem jargão publicitário: dedicar-se ao máximo em um trabalho para conseguir excelentes resultados e se destacar em meio a vários colegas é um ótimo exemplo. Uma boa estratégia é fazer o seu melhor e valorizar o seu serviço em qualquer situação, mesmo nas tarefas mais básicas e automáticas, pois muitas vezes são os detalhes que abrem as portas para uma boa oportunidade.
Temos que ficar atentos para enxergar mais longe. Onde há um problema, há sempre uma oportunidade de se superar, só depende do nosso ponto de vista. Portanto, não devemos nos importar tanto se tentarmos algo e não conseguirmos, e sim se nem chegamos a tentar. Ao deixar pendências de hoje para resolvermos amanhã podemos estar perdendo uma chance muito valiosa. Vamos nos trabalhar e se concentrar no hoje e agora!