Dicas importantes para boas apresentações em público

Tempo de leitura: 2 minutos

como-fazer-apresentacoes.fw

Sempre haverá um momento na vida em precisaremos apresentar nossas ideias e argumentos. Seja no âmbito profissional ou na vida acadêmica, as apresentações em público acontecerão e são ocasiões importantes e decisivas para conquistar o merecido destaque onde se atua.

Enquanto algumas pessoas não sentem o menor constrangimento para falar para dez, vinte ou mais de cem pessoas, para muitos outros as apresentações em público podem trazer muitas expectativas, e consequentemente, nervosismo.

Para contornar a fazer uma apresentação bem sucedida, reunimos algumas dicas muito valiosas para ajudar nessa tarefa tão importante.

  • Começando a apresentação. Esse pode ser o momento de maior tensão para quem vai discursar, por isso algumas medidas vão ajudar a começar a apresentação com firmeza e credibilidade. Ao iniciar sua fala, apresente-se de forma cordial, sem hesitações. Descreva brevemente, e com muita clareza, o objetivo de sua apresentação. Esse público estará lá por algum motivo, e vale a pena salientar a importância do assunto abordado. Isso manterá o foco de sua plateia.

  • Conclua sua mensagem com eficiência. Cada tópico levantado deve ser concluído com clareza, ou seu público ficará confuso e esperando mais informações. Isso pode causar constrangimentos e nervosismo durante a apresentação. Ao final, sempre utilize expressões como “para encerrar”, “por fim” ou “concluindo”, e retome os três pontos principais do tema apresentado

  • Aspectos visuais. O corpo também fala, e por consequência, passa credibilidade. Posicione-se sempre de frente para a plateia e mantenha uma postura firme, com o corpo sempre reto. Evite ombros caídos, e braços tensos. Faça contato visual constante com sua plateia, gesticule de forma natural e procure fazer movimentos leves. Evite movimentos bruscos e exagerados. Uma postura suave transmite segurança e dinamismo.

  • Desperte a atenção de seu público. Interaja com o seu público de forma direta e indireta. Faça perguntas aos seus ouvintes, aproxime-se de plateia quando precisar enfatizar parte de sua fala. Usar exemplos práticos e que fazem parte da realidade de seus ouvintes também ajuda a manter o seu interesse. O importante é respeitar sempre sua plateia e demonstrar a sua importância.

 Para aprimorar ainda a capacidade de discursar em público e a lapidar suas habilidades de argumentação e apresentação, o curso de oratória oferece técnicas excelentes para aprimorar, ainda mais, a habilidade de se apresentar em público.

Um bom orador sempre terá destaque entre os seus ouvintes, e dessa forma suas ideias serão absorvidas profundamente, a ponto de se tornarem uma apresentação uma experiência memorável para seus ouvintes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *