Diminua pela metade o tempo gasto no trabalho

Tempo de leitura: 4 minutos


A tranquilidade no dia-a-dia se estabelece a partir do momento em que, ao buscarmos soluções no presente, paramos de nos lamentarmos pelo passado e evitamos nos preocuparmos em demasia com o futuro, tendo em vista que já estamos trabalhando em função dele no agora.
Podemos atingir esse estado se realmente nos dedicarmos as nossas tarefas e as finalizarmos antes que elas tomem um tempo precioso que poderia estar sendo usado para a realização de outros objetivos. Se nos organizarmos, buscarmos sempre manter o foco e trabalharmos mais a nossa auto-confiança em nossas decisões cotidianas, poderemos realizar até mesmo grandes tarefas em metade do tempo previsto.

Inicie suas tarefas cedo

Iniciar as tarefas cedo tem duas interpretações e ambas são válidas: começar a trabalhar pela manhã e também começar a realização de um trabalho difícil sem ficar adiando a sua realização na lista de tarefas. Se você tem um relatório complicado e trabalhoso para ser entregue no final da semana, comece logo na segunda-feira. Dessa forma, caso você note que está perdendo a produtividade diante dessa tarefa, poderá continuar com calma no dia seguinte quando estiver mais descansado e motivado, sem prejudicar o seu prazo de entrega.
Em relação ao horário em que você chega ao escritório, quanto mais cedo melhor. Apesar de algumas pessoas realmente serem mais produtivas em outros períodos do dia, tente levar em consideração que na parte da manhã há menos distrações, como telefonemas e visitas. Além disso, saber que você sairá mais cedo do trabalho, podendo aproveitar mais horas do dia para se dedicar a atividades de lazer, o motiva a dinamizar o seu tempo para terminar suas atividades mais rápido.

Tenha mais atitude para tomar decisões

Você ganhará muito tempo se tiver mais segurança nas suas decisões. Muitas vezes nos acomodamos com o pressuposto de que alguém como um supervisor, o chefe ou até mesmo o cliente, irá decidir por nós ou nos apresentar a solução. Se você conhece as preferências do cliente e sabe quais resultados ele quer, tenha iniciativa e resolva os pequenos problemas sozinho. Com o tempo você passará a saber qual atitude tomar diante de dificuldades maiores que poderão surgir.
Com essa postura, você poupa metade do tempo que gastaria entrando em contato com o cliente, depois com o seu chefe, novamente com o cliente e assim por diante, ao simplesmente tomar uma decisão sensata e objetiva.

Organize e defina a importância das suas tarefas

No inicio de cada semestre, mês, semana e dia dedique um tempo para organizar as suas tarefas. Verifique o que terá que ser feito até o final de cada período e defina o nível de urgência de cada atividade. Assim você saberá se deve primeiro responder os seus e-mails ou preparar aqueles documentos para o outro setor da sua empresa e fará ambas as tarefas com tranquilidade sabendo que devido a sua organização de prioridades, terá tempo suficiente para realizar todas as atividades dentro dos prazos estipulados.

Estipule prazos pessoais

Após organizar a prioridades das suas tarefas, defina certa quantidade de tempo para realizar cada uma das atividades.
Se você tem alguns dados para analisar e eles devem ser entregues em um prazo de três dias, em um primeiro momento verifique se você já fez alguma tarefa semelhante. Se sim, você já tem uma ideia parcial de quanto tempo irá levar para terminar. Caso seja a primeira vez que se depara com uma tarefa como essa, é normal que você leve mais tempo na primeira execução, mas com o exercício continuo, também passe a estipular um período limitado para finalizar a atividade nova e busque cumpri-lo.
Assim você manterá o foco e conseguirá se manter dentro do limite de tempo da entrega de outros projetos.

Divida seu tempo entre os clientes

Para entregar bons projetos finais, você deve estar atendo e direcionar os seus esforços para um cliente de cada vez. Sendo assim, se você tem uma apresentação para ser feita para um cliente na segunda-feira e outra para um outro cliente na quinta-feira, organize-se para preparar uma apresentação de cada vez.
Dessa forma, você além de economizar tempo por não ter que recordar todos os detalhes de um cliente e depois de outro, também mantém a integridade do trabalho ao cliente, sem confundir ou misturar as metas e os objetivos de cada um.

Ao colocar essas novas formas de organização em prática, acostumando-se com elas e as aprimorando diariamente, você poderá diminuir pela metade seu tempo de trabalho.

Apenas se lembre de que se você iniciar mais novos projetos do que tem capacidade de entregar poderá ficar sobrecarregado. Só aceite novos trabalhos quando você tiver certeza que pode gerar resultados finais tão bons quanto os dos projetos que você já está realizando.

Entenda que o tempo que você está ganhando é para a manutenção da sua serenidade e felicidade no trabalho, para que você possa estar com a mente e o corpo descansados e realizar o seu trabalho com mais qualidade e produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *