Blog
Idade e Memória – Quando Iniciar Treinamento?
- 15 de setembro de 2016
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: memorização
A medicina afirma que o ideal dos nossos órgão é não sentirmos a presença deles. Pois, quando constatamos que eles existem, normalmente é porque não estão cumprindo direito as suas funções – assim é com Idade e Memória.
A memória está presente em todas as fases das nossas vidas.
Desde ocomeço da aprendizagem, ao decorar cada letra do alfabeto e as tabuadas de multiplicação; até a vida adulta com as aplicações profissionais e a necessidade de ter sempre informações frescas na cabeça.
Sem esquecer também na velhice, quando a memorização passa a ser uma estratégia contra o envelhecimento.
Assim, você mantém sua mente sempre jovem e garante que seu repertório não se esgote nunca, independente da sua vocação ou estilo de vida.
Por isso, uma pergunta pode aparecer para muita gente: qual o momento certo da vida para fazer começar a fazer uso de técnicas de memória?
- Quando iniciar o treinamento?
- Idade e Memória
- Vantagens das técnicas de memória
- Facilidade para aprender
Quando iniciar treinamento?
A resposta pode parecer simples: em qualquer ponto – até mesmo na adolescência, com a necessidade de lembrar melhor os conteúdos e entender a melhor maneira de aprender com mais facilidade.
Tudo isso tendo em mente os recursos do cérebro na hora de memorizar e fixar conteúdos.
Nessa fase da vida, a psicopedagogia é essencial para garantir o sucesso, tanto nas aulas quanto em provas importantes que definirão o seu futuro, como o vestibular.
As técnicas de memória também podem estar presentes na infância, como auxílio na hora de aprender melhor e facilitar as diferentes fases do aprendizado.
As técnicas de memorização ajudam muito nos estudos e em diferentes tarefas, agregando informações úteis no dia a dia e garantindo também um desempenho melhor.
São várias facetas da vida que melhoram com esse treinamento, incluindo a própria rotina e a sociabilização.
Fica mais fácil realizar todo o acompanhamento em sala de aula e a criança não enfrenta tantas dificuldades ao estudar.
Idade e Memória
No caso da vida adulta, a prática de memória pode auxiliar diretamente na carreira e no dia a dia. Com uma compreensão mais rápida e melhor de todos os conteúdos. A vantagem é sentida diretamente em cursos de nível superior e especializações.
Tudo isso garante também que você otimize seu tempo e garanta formações e qualificações que melhoram muito a sua carreira – especialmente no caso de quem precisa da memória em suas atividades rotineiras, seja como atores, palestrantes e ao usar mind maps para conseguir executar diferentes tarefas e recordar mais facilmente dados importantes.
No caso da terceira idade, as técnicas de memoria expandem ainda mais os recursos da memória e evitar o envelhecimento de algumas áreas do cérebro.
Isso garante que o idoso tenha mais autonomia e combata os principais sintomas do envelhecimento. Isso influencia diretamente na rotina, expandindo as possibilidades de atividades que podem ser realizadas, garantindo um aproveitamento muito melhor dessa fase da vida.
Vantagens das Técnicas de Memória
O treinamento das técnicas de memória apresenta vantagens que são sentidas diretamente nas atividades mais simples do dia a dia.
As técnicas permitem organizar melhor a sua mente e fazer com que as informações úteis sejam acessadas quando você mais precisa.
Assim, a memória ganha um novo combustível e é aprimorada com técnicas que trarão benefícios claros.
Os chamados mind maps facilitam a associação de ideias e a memorização de elementos simples do cotidiano.
Ou seja, você garante que números, datas, nomes, endereços e até mesmo rostos de pessoas sejam lembrados com muito mais facilidade.
Em uma escala maior, você garante a boa memorização dos conteúdos mais importantes do vestibular e dos concursos, garantindo seu sucesso diante dos concorrentes.
Facilidade para aprender
As facilidades aumentam ainda mais com a existência hoje de inúmeras universidades à distância.
Você consegue ter acesso aos materiais didáticos, vídeo-aulas e acompanhamentos dos professores – porém, atenção, precisa ser autodidata e dominar técnicas de memória.
Dominar técnicas de aprendizagem, tais como elaboração de mind maps, repasses periódicos e espaçados do conteúdos escritos e das vídeo-aulas – faz muita diferença na aprendizagem à distância.
Os candidatos a estudos mais exigentes e com provas mais longas, acessar Vestibular e Concursos – 5 Acertos e 3 Erros dos Candidatos.
A opção é mais prática e econômica, sem perder as aulas e assistindo a todas elas na hora que você puder encaixar na sua rotina.