Leitura dinâmica e educação infantil

Tempo de leitura: 2 minutos

Leitura Dinâmica Infantil

Uma das fases mais importantes da formação intelectual é a infância. É durante os primeiros anos de vida que o mundo é apresentado à criança, que fará do início desse aprendizado a base para todo o seu desempenho futuro.

É nessa época que, além de passar pelo processo de alfabetização, as crianças começam a construir seus valores. Elas exercitam sua mente e sua imaginação, e adquirem naturalmente as habilidades de interpretação e questionamento. Tudo é novo, pode ser absorvido e será guardado para o futuro.

É realmente incrível a quantidade de informações novas que uma criança é capaz de adquirir sem esquecê-las ao longo da vida, e é por isso que pais e familiares devem dar todo apoio e as ferramentas adequadas para aprimorar o aprendizado. E um dos principais meios para a educação infantil ser a leitura.

Ao aprender decodificar símbolos, que se transformam em letras, que se tornam palavras carregadas de significados, a criança será capaz de assimilar e compreender todo o mundo ao seu redor, de forma rápida e independente.

Será pela leitura que a criança terá acesso às informações sobre de todos os outros temas e assuntos abordados na escola. É por meio das palavras, bem lidas e bem interpretadas, que as crianças poderão acessar as distantes fronteiras da geografia, os mistérios das ciências, a lógica da matemática, mundos antigos da história e mesmo aprender outros idiomas. A leitura é o caminho do conhecimento, e sempre será ao longo de toda a vida.

Faça sua parte na educação das crianças

O aprendizado não fica aprisionado às paredes da escola: ele se faz em tempo integral, seja para fixação do conteúdo escolar ou para tantas outras habilidades que as crianças estão desenvolvendo. Elas são observadoras e curiosas 24 horas por dia.

Por isso, incentive o hábito da leitura nas crianças desde cedo. Procure livros infantis prazerosos, cheios de imagens e outros recursos visuais e simbolismos que estimulem a imaginação. Depois da leitura, reserve um tempo para que a criança discuta o livro, mas de forma leve, como um momento reservado para a criança contar aos adultos as suas histórias.

Para os mais crescidinhos que possuem maiores responsabilidades escolares, um curso de leitura dinâmica vai ajudar a desenvolver um raciocínio rápido e linear, que o fará aproveitar mais a leitura e compreensão dos conteúdos escolares, facilitando o aprendizado sem traumatizar os estudos com as matérias mais difíceis.

Adultos podem – e devem – estimular o aprendizado de todas as formas possíveis, sempre incentivando os esforços das crianças para que continuem progredindo. Uma criança bem amparada e bem educada será um adulto bem sucedido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *