Você se lembra do último livro que você leu?

Tempo de leitura: 2 minutos

Livro que você leuExistem pessoas que são apaixonadas por ler livros que leem vários ao mesmo tempo e até que passam o dia inteiro pensando em como vai terminar aquela envolvente história contadas em páginas e mais páginas de papel. É interessante pensar no nível de abstração e no exercício de memorização que a leitura exige, tarefas essas que muitas vezes são deixadas de lado em outras atividades do dia a dia.

Os livros nos inserem em um outro universo que transcende a realidade, e têm todo um jeito especial de conduzir em frente a narrativa. Porém, alguma vez você já teve que voltar um pouquinho nas folhas para relembrar o que estava acontecendo? Ou esqueceu quem era um personagem por não lembrar de seu nome?

É muito comum passarmos o olho tão depressa por algumas linhas enquanto estamos pensando em outra coisa que simplesmente não associamos a informação passada. Todas as passagens de um bom livro, ou de uma notícia no jornal, exigem certa reflexão e interiorização, que são processos que vão ficando mais rápidos conforme nós vamos criando o costume ou treinando. Para isso, existem algumas técnicas de memorização.

Técnicas de memorização

Para os livros em si, seguem três dicas para melhorar a sua leitura:

– Vivencie e compartilhe a história: Comente com seus amigos, entre em discussões sobre o assunto, procure tirar uma lição de tudo que você está lendo;

– Concentre-se para entender: Quanto mais conhecimento temos sobre um assunto, mais facilmente ele fica gravado na mente. Quando for ler algo, desligue a televisão, o rádio ou o computador e evite distrações;

– Conhecimento gera conhecimento: Buscar mais informações e fazer ganchos com a realidade enriquecem a abstração da história e facilitam a memorização.

Colocar essas dicas em prática já são os primeiros passos para alcançar uma leitura dinâmica, onde você será capaz de ler rapidamente e extrair com qualidade todas as ideias contidas no texto. É possível sim, treinar o nosso cérebro, e quanto mais leitura, melhor.

Qual foi o último livro que você leu?

A melhor maneira de conhecermos bons livros é através da indicação de amigos e pessoas que admiramos. Compartilhe conosco qual foi o último livro que você leu! Se você gostou, recomende-o, e se não gostou, coloque o seu ponto de vista para os outros leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *