Motivar e servir as pessoas

Tempo de leitura: 2 minutos

Motivar e servir as pessoasPara a carreira progredir sem cessar é necessário desenvolver talentos pessoais, mas também é preciso ajudar a desenvolver o talento das pessoas ao nosso redor. O líder realiza bem as suas tarefas e anima as pessoas para que toda a equipe tenha energia para enfrentar desafios e desenvolver soluções.

A diferença entre um executor e um líder

No seu livro Winning Jack Welch afirma que a primeira característica do líder de é ter energia, como vimos anteriormente, e a segunda característica do líder é a capacidade de energizar as outras pessoas, tornar a equipe entusiasmada para concluir as tarefas.

Esse é um ponto importante porque além do líder ter energia para realizar as suas próprias obrigações do melhor modo possível, é necessário saber se relacionar com as outras pessoas, comunicar as idéias de modo positivo e fazer toda a equipe ter empolgação para levar a cabo o projeto.

Isso diferencia uma pessoa que é boa executora de um líder, o fato da pessoa ter energia para si e saber fazer algo bem não significa automaticamente que a pessoa vai ser um bom líder capaz de conduzir uma equipe.

Dar de si mesmo

O Líder oferece aos outros algo que tem dentro de si, ao energizar as pessoas ele dá de si mesmo, transmite o bom humor com uma brincadeira para descontrair, o entusiasmo com um bom dia animado, a confiança nas outras pessoas ao delegar tarefas, o esforço para prestar atenção nas necessidades da equipe e a atenção para aproveitar as oportunidades que surgem no meio do caminho.

Compartilhar as experiências e dicas de como concluir os deveres de modo rápido, bem como elogiar o trabalho bem feito, que motiva a pessoa continuar crescendo são outras maneiras de aprimorar os talentos dos outros.

O verdadeiro líder sabe que o crescimento da equipe é o seu crescimento também e desenvolve cada dia mais a habilidade para fazer com que outras pessoas compartilhem sua visão otimista, apoiada totalmente na realidade dos fatos.

A importância do líder energizar e servir as demais pessoas é abordada em outro livro famoso “O Monge e o Executivo” de James Hunter. Abaixo um vídeo expondo ideias do livro.

[youtube]http://youtu.be/k1Gt-hCV3A0[/youtube]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *