O poder da palavra

Tempo de leitura: 2 minutos

O poder da palavraAs palavras tem a impressionante capacidade de emocionar, de machucar, de enaltecer, e até mesmo de convencer pessoas se utilizadas no momento certo e com uma devida postura. O enunciador, através de um discurso lógico e bem fundamentado, tem um poder gigantesco nas mãos, que pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal.

Na própria história mundial, nós temos diversos exemplos desses tipos de uso das palavras, e da influência que elas tiveram sobre nações inteiras. Presidentes, líderes de guerrilhas, e inclusive ditadores conseguiram criar imagens, comover seus povos e vender uma ideia de futuro melhor simplesmente através de textos bem construídos, argumentos de autoridade e uma figura carismática. Só para citar um exemplo de cada, temos Barack Obama, Che Guevara e Adoph Hitler.

Portanto, nós, como líderes ou futuros líderes de nossas empresas e empreendimentos, devemos ter um cuidado minucioso com todo e qualquer tipo de informação que nos chega ao ouvido, pois sem interpretar os dados e argumentos fica muito difícil saber logo de cara quando estão nos oferecendo algo benéfico ou quando estão tentando nos enganar.

Reflita sempre duas ou três vezes antes de comprar uma ideia ou tomar algo como verdade e, se possível, em um ambiente reservado e sem pressão. Esta é a única forma de chegar ao fundo das questões, e de não se render de pronto ao poder das palavras.

Atenção especial para as eleições

Como nesse próximo domingo, dia 7 de outubro, temos eleições municipais para prefeito e vereador, devemos ter uma atenção especial com os discursos políticos e as propagandas eleitorais. Muitos candidatos são excelente oradores e sabem utilizar bem as palavras ao seu favor, o que pode transformar propostas vazias em um grande campanha vitoriosa.

Analise bem antes de escolher seus candidatos e, como diz o próprio TSE, vote consciente! Você pode analisar, dentre outras coisas como propostas e realizações, a ficha histórica dos candidatos no site do Ficha Limpa. É mais uma ferramenta que temos para consultar.

Vamos ficar atentos para eleger quem realmente merece nosso voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *