O que é pensar positivo?

Tempo de leitura: 2 minutos

Como ser otimistaPensar positivo não é fechar os olhos para o que pode dar errado, mas sim se preparar para enfrentar obstáculos acreditando em seu próprio potencial. Muitos dizem que ser otimista é uma grande bobagem, mas por que não esperar um bom resultado quando fazemos um bom trabalho?

Um grande líder, além de ter uma excelente capacidade analítica da situação presente, consegue planejar seu futuro com objetivos mais realistas. E é a partir desse balanço que surge o seu otimismo em relação a um projeto.

O pensamento positivo não é uma ilusão

O otimismo não é algo abstrato (um pressentimento ou algo do tipo), e sim uma previsão baseada em fatos. Ou seja, ser otimista em relação a alguma coisa é na verdade esperar bons frutos de algo bem feito, como uma espécie de planejamento do retorno de suas ações ou investimentos.

Peguemos como exemplo um aluno de faculdade que passou o ano inteiro se dedicando a leitura dos textos sugeridos pelo seu professor, que fez todas as tarefas e que com esforço entregou todos os trabalho na data certa. Esse estudante com certeza estará otimista quanto a sua nota final, pois se dedicou muito para alcançar esse objetivo.

Porém, se não tivesse feito nada disso, seu pensamento positivo em relação a sua aprovação seria totalmente ilusório, pois não retrataria as consequências reais de sua conduta. Nesse caso, ele não estaria sendo otimista, e sim falso consigo mesmo.

Ser otimista é ter sede de sucesso

Quem tem pensamento positivo é capaz de realizar suas tarefas sempre motivado e focado em suas metas. A autoconfiança e a dedicação são palavras-chave para todos que desejam crescer pessoal e profissionalmente.

E uma coisa é certa: tanto a energia positiva como a negativa são contagiantes. Se você está seguro de suas decisões e confiante por saber que fez um trabalho de qualidade, compartilhe esse otimismo com a sua equipe.

Um grande líder se destaca nos pequenos detalhes. Portanto, faça do pensamento positivo um combustível para se (auto)motivar e se desenvolver cada vez mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *