Seja gentil e transforme o mundo

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja gentil e transforme o mundo

Gentileza. Tudo relacionado a essa palavras é transformador. Todos os pequenos e sutis gestos  de gentileza podem trazer consequências benéficas de grandes proporções. Basta desprendermos um pouco da nossa energia para prestarmos mais atenção ao nosso redor e estarmos preparados para ajudar quem precisa.

Através dessa disposição, além de fazermos outras pessoas felizes, avaliaremos uma melhora em nós mesmos e no ambiente ao nosso redor.

No trânsito

Quando você estiver dentro do seu carro preso no trânsito, tente imaginar que essa situação é tão cansativa para você quanto para os outros motoristas ao seu redor.

Sendo assim, faça do seu carro um local confortável e calmo para você passar as horas em trânsito e dessa forma ter serenidade para lidar com os outros motoristas, dando passagem, relevando erros, mostrando-se amigável e até mesmo acalmando quem estiver exaltado.

Assim, você estará não só melhorando a sua ida ou volta para casa ou trabalho, como também estará interferindo de forma positiva na vida de alguém.

No ônibus ou no metrô

Em transportes públicos, há sempre informativos sonoros e visuais a respeito dos assentos reservados aos idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou deficientes. Respeitar esse direto é fundamental, mesmo quando você está cansado de um dia de trabalho e daria tudo para ir sentado até a sua estação ou ponto de ônibus, pense que há pessoas com mais necessidade que você e que é um privilégio ter saúde e disposição para exercer as atividades que você executa todos os dias.

E repense sobre a utilização desses assentos reservados mesmo na ausência das pessoas beneficiadas por eles. Lembre-se que se educa pelo exemplo, dê o exemplo, mostre que você tem respeito por aquele direito. Outros poderão se sentar? Sim, mas muitos outros observarão e entenderão o recado.

No escritório

Esteja disposto a ensinar e compartilhar conhecimentos, mesmo quando estiver com o tempo apertado e cheio de tarefas para finalizar. Lembre-se que o senso colaborativo é a base de qualquer empresa e o coleguismo transforma qualquer ambiente melhor e mais aconchegante.

Além disso, quando o conhecimento é compartilhado, o serviço é dinamizado e o tempo de realização reduzido.

Em casa

Muitas vezes, exigimos demais dos que são mais próximos de nós, como família e amigos íntimos e esquecemos que eles também passam por situações estressantes e tem necessidades como nós.

Quando estiver na companhia deles, seja atencioso, desligue o celular, dedique-se aquele momento e se preocupe em ouvir, em realmente tentar compreender o que o outro deseja desabafar.

Além disso, invista em “mimos”. Um café na cama, o preparo da refeição favorita de quem vive com você, algumas tarefas de arrumação da casa que poupem ao outro do trabalho mudam o dia de qualquer um.

A verdade é que todos nós vivemos melhor e mais felizes se estamos rodeados de carinho. Gestos de gentileza criam correntes de carinho por onde passam, fazendo com que quem foi presenteado com uma gentileza queira realizar outra para alguém.

Pense nisso e renove suas atitudes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *