Você Está Pronto Para a Temporada de Vestibulares e Concursos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Com a proximidade do final do ano, será dada a largada para a temporada de vestibulares e concursos, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e concursos públicos de diferentes níveis de escolaridade.

temporada-dos-vestiblares-e-concusos

Temporada de Vestibulares e Concursos

Todas essas provas e exames exigem muito do estudante: conhecimentos gerais e de atualidade, interpretação de textos e imagens, raciocínio lógico e domínio de operações matemáticas são apenas alguns requisitos básicos para o sucesso dos candidatos.

Portanto, você já está preparado para todos os testes? Veja algumas dicas e macetes para melhorar a sua rotina de estudos e não perder o foco na reta final.

Procure um ambiente tranquilo para estudar

O espaço escolhido para se dedicar aos estudos fará toda a diferença. Procure um lugar tranquilo, silencioso, longe de distrações e que seja confortável e ergonômico. Livre-se do celular e desconecte-se da internet.

Trace uma rotina

Além de reservar horários específicos para os estudos (e obedecê-los), é muito importante dividir o período em blocos para se dedicar a todas as matérias, mesmo as que o estudante tem mais afinidade. Isso evita o acúmulo de conteúdo e ajuda a combater o cansaço e o estresse.

Otimize a leitura

Não importa a matéria estudada, sempre será necessário consultar e absorver uma grande carga de conteúdo escrito para fixar o assunto e formar uma boa base teórica. Um curso de leitura dinâmica é uma ferramenta que trará mais agilidade na absorção do conteúdo obrigatório para as provas.

Elabore perguntas

Sempre anote as questões sobre o assunto estudado e tente respondê-las posteriormente. Isso ajuda no aprofundamento do tema, já que o questionamento força o estudante a resgatar o que realmente apreendeu sobre a matéria, mesmo quando ele já domina o assunto.

Faça testes práticos

A internet é uma excelente fonte para encontrar provas e testes já aplicados em processos seletivos anteriores. Procure provas antigas e seus respectivos gabaritos, e treine simulando o exame. Além de se familiarizar com o formato dos testes e a linguagem das questões, essa é uma excelente chance de se autoavaliar e identificar as maiores dificuldades encontradas. Mais importante, você certamente conseguirá sua vaga nessa temporada de vestibulares e concursos.

Faça intervalos regulares

Mesmo que a rotina seja puxada, a mente também precisa de algum descanso durante os estudos. Quando programar sua rotina de tarefas e leituras, não se esqueça de incluir um intervalo para evitar a exaustão mental.

Não sacrifique horas de sono: um cérebro cansado sempre estará em desvantagem, principalmente nos dias que antecedem os exames. Alimente-se bem e cuide de seu bem-estar físico e mental.

Concluindo: as vagas todos os anos são preenchidas por aqueles que estão melhores preparados intelectualmente. Nunca por aqueles que tiverem maior sorte.

Portanto, aproveite a temporada de vestibulares e concursos.

temporada de vestibulares e concursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *