Blog
Um grande homem, nas ações e nas obras
- 22 de setembro de 2011
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Recomendamos
Um grave problema das pessoas no mundo contemporâneo é achar que o mundo se resume ao seus próprios umbigos. O grande homem é aquele que vai além de si próprio, que constrói obras que o superam e que faz ações pensando no bem que elas irão causar, não no próprio benefício que irão trazer.
O que é ser grande
Pode-se dizer que algo é grande quando beneficia, realmente, o maior número de pessoas. O mecanismo de busca do Google, por exemplo, conseguiu se tornar tão importante em nossas vidas porque seus criadores inventaram algo que verdadeiramente nos ajuda. O Facebook tornou-se a maior rede social do mundo porque conseguiu conectar pessoas.
É impossível que seus criadores estivessem pensando somente nos seus próprios umbigos, caso contrário teriam construído sites para si próprios. Pelo contrário: foram umas das poucas pessoas que entenderam como oportunidade aquilo que muitas pessoas precisavam e assim desenvolveram algo voltado para os outros e não para eles próprios.
Podemos fazer algo grande todos os dias
Mas nós nos demonstramos grandes também nas pequenas ações: quando compreendemos as necessidades de uma pessoa que está ao nosso lado e a ajudamos, de uma maneira que a torne uma pessoa melhor. Na realidade o caminho para as grandes coisas é realizar bem várias pequenas coisas. Nenhum atleta olímpico conseguiu obter medalhas se não fossem pelos seus treinos diários.
Só ajudamos de fato quando temos boas e sinceras intenções, seja construindo uma grande empresa ou realizando pequenos atos.