Por que temos receio de falar em público?

Tempo de leitura: 2 minutos

Característica exigida em qualquer ambiente de trabalho – falar em público é um dos elementos centrais para ser bem-sucedido e se destacar. Entretanto, ninguém nasce a habilidade da retórica. Algumas pessoas têm facilidade, mas fazer palestra é o grande medo de uma parcela enorme da população. E por que esse medo existe, então?

Oratória

Esse pavor de encarar um grande público pode ter diversas explicações. Desde questões como a timidez até raízes ainda mais profundas na formação e no psicológico acabam gerando esse bloqueio. Isso pode vir, por exemplo, de algum trauma de infância ou até mesmo do bullying.

Arte de Falar em Público

A “glossofobia”, como é conhecida a fobia de falar em público, deve ser tratada como uma verdadeira doença, uma sociofobia. Entretanto, diversas técnicas ajudam as pessoas a superar esse medo e conseguir transformar o rumo de suas vidas.

Técnicas pessoais

O nervosismo é inevitável e, quase sempre é consequência da timidez, mesmo para quem já tem prática. Mas certas medidas permitem contornar algumas “saias-justas” em ocasiões especiais, como apresentações e palestras. É o caso de ensaiar antes o discurso e ter domínio sobre o tema, já que as dúvidas e inseguranças também diminuirão. Além disso, para evitar aqueles momentos de branco, nada melhor do que ter em mãos algumas anotações ou até mesmo referências para não se perder durante o discurso.

Curso de oratória

Nesse tipo de atividade, são trabalhadas questões que vão desde a leitura até a formulação dos pensamentos e informações. Por meio do curso de oratória é possível entender melhor como construir uma frase e expor uma informação de maneira mais clara.

Muitas vezes, as pessoas já possuem desenvoltura para falar para um grande número de pessoas, mas sua capacidade de expressão acaba fazendo com que tudo vá por água abaixo. Falando rápido demais ou até mesmo tendo um discurso confuso, essas pessoas acabam passando longe de seu objetivo. Por isso, mesmo sem ter o medo inicial, é importante também treinar essa habilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *