Blog
Aprenda Técnicas de Memorização Para o Vestibular.
- 27 de agosto de 2015
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: memorização Recomendamos
Os vestibulandos precisam ter as matérias na ponta da língua – técnicas de memorização para o vestibular faz toda a diferença. Ler, sublinhar, elaborar sínteses (mind maps) são estratégias importantes, mas não suficientes.
Para garantir a formação na futura profissão é preciso passar por essa fase. E uma ajuda para memorizar toda a matéria nunca deve ser recusada. Pensando nisso, antes de procurar um curso de memorização (o que é recomendado), separamos uma lista com técnicas bem úteis para você saber refrescar sua memória sempre que preciso. Veja e não esqueça!
Técnicas de Memorização para o Vestibular
Anote
A primeira dica para quem deseja memorizar um conteúdo é escrever e reescrever as informações mais relevantes. Procure colocar as anotações nos locais onde passa todos os dias. Por exemplo, na porta da geladeira, no espelho do banheiro e até na porta do armário, pois a visualização também ajuda no processo.
Grave
Um gravador de voz (pode ser o do celular) é extremamente útil durante a sua jornada de estudos. Grave o conteúdo e escute-o enquanto estiver no ônibus ou no metrô, por exemplo. Isso ajuda no entendimento e na memorização da disciplina.
Repita
Quando estiver lendo o conteúdo, procure repetir as informações mais importantes em voz alta para si mesmo. Faça esse procedimento algumas vezes e depois repita sem olhar para a anotação.
Organize
Separe as anotações por matérias ou assuntos importantes com adesivos coloridos ou alguma outra marcação. Assim, você vai saber encontrar o que procura. O cérebro visualiza o conteúdo e funciona melhor quando você desmembra as informações.
Relacione
Quando você consegue relacionar um assunto a outro aparentemente distante é possível assimilar melhor as informações. No momento de ser avaliado, é possível associar melhor qual recorte do conteúdo deve ser utilizado em cada resposta.
Grupo de estudo
Ao contrário do que muitos pensam, o grupo de estudos pode ajudar mais do que atrapalhar. Nele, você compartilha informações, dúvidas e entendimentos sobre o conteúdo e pode ensinar os amigos com mais diversão, em um momento relaxante.
A dica é não se dispersar e manter todos focados na matéria que está sendo debatida. Além de aprender com descontração, você fica mais à vontade para fazer comentários e expor questionamentos.
Os estudantes que conhecem técnicas de memorização para o vestibular têm duas frentes de estudos: aprendem os capítulos novos das matérias e mantem repasses periódicos e espaçados das matérias já estudadas.