Veja 5 dicas de como melhorar a leitura!

Tempo de leitura: 7 minutos

O hábito de leitura é uma das melhores habilidades que um profissional pode ter. Afinal, que empresa não gostaria de um colaborador engajado em estudar e aprofundar seus conhecimentos técnicos, científicos e pessoais para promover um melhor ambiente de trabalho e, é claro, um serviço eficiente? Acontece que muitas pessoas não sabem como melhorar a leitura para alcançar um bom desenvolvimento de carreira.

O lado positivo disso é que, se você ainda não sabe como potencializar a sua leitura, existem técnicas simples e bastante práticas que podem ser aplicadas no seu dia a dia para fortalecer esse hábito e aprimorar suas estratégias de atuação!

Neste conteúdo de como melhorar a leitura, separamos as melhores dicas para você investir na sua leitura e construir um hábito que trará excelentes resultados pessoais e profissionais. Acompanhe!

1. Leia com frequência

Começamos o nosso artigo de como melhorar a leitura com uma dica simples, mas muito importante: ler, ler e ler! Quanto mais você treinar a leitura, mais fácil e dinâmica ela ficará. Isso porque, como explicamos, é um hábito que precisa ser aprendido e lapidado, não é verdade? Nesse sentido, estabelecendo um bom cronograma, é possível tornar esse comportamento automático.

É por isso que grandes empreendedores e pesquisadores sentem falta de ler quando passam muito tempo sem tocar em algum livro, pois essa atividade tornou-se parte da sua rotina. Isso faz com que você consiga treinar o seu cérebro a memorizar com mais facilidade os conteúdos estudados e assimilar as informações com rapidez.

2. Não limite suas opções

Não é novidade que temos algumas preferências para leitura. Assim como tudo na vida, na escolha de livros e artigos também damos prioridade para aqueles que gostamos mais, principalmente em comparação com outros, seja em relação ao gênero da trama, seja referente ao autor ou ao assunto abordado.

O fato é que isso acaba limitando as nossas opções, tendo em vista que nos prendemos à mesma linguagem e técnica de escrita. Ampliar os seus horizontes literários é uma das melhores atitudes que você pode tomar para construir o seu hábito da maneira certa e, ainda, explorar novos campos que antes eram totalmente desconhecidos.

Para isso, propomos um exercício divertido: elenque quais são aqueles temas que está habituado e identifique os livros que gostaria de ler relacionados a eles. Agora, faça a mesma atividade para os assuntos que você não tem muita familiaridade, pesquisando obras que os abordem.

Em seguida, intercale a sua rotina de leitura entre os livros de temas comuns e os títulos com assuntos diferentes. Isso faz com que você migre de um tipo de leitura para o outro com mais facilidade, modificando a sua forma de interpretação ao longo de cada conteúdo estudado.

3. Aprenda o seu próprio ritmo

Tenha uma coisa sempre em mente: cada um tem o seu próprio ritmo. Desde pequenos aprendemos a viver de acordo com os nossos limites pessoais, físicos e cognitivos — e não há nada de errado nisso! Na verdade, é justamente o contrário: essa diferenciação que nos faz capazes de viver em sociedade e construir culturas ricas e diversas.

Nesse sentido, conhecer qual é o seu ritmo de leitura e respeitá-lo em todos os momentos de estudo é um passo fundamental para não desistir desse hábito. Isso implica, ainda, em não comparar o seu tempo de assimilação com os outros, independentemente de ele ser mais rápido ou mais devagar.

Por exemplo, para muitas pessoas a leitura em voz alta de trechos mais complexos e importantes é um excelente recurso para potencializar a memorização do conteúdo, já que a visão não é o único sentido responsável pela aprendizagem e assimilação de um novo assunto. Nesse sentido, é fundamental conhecer o seu ritmo e estilo de leitura para garantir excelentes resultados.

É válido lembrar, ainda, que muitas vezes isso resultará em um ritmo mais rápido ou lento do que as outras pessoas. Independentemente do resultado, o mais importante é você conhecer qual é a melhor forma de fortalecer a sua aprendizagem para potencializar a leitura e compreensão do tema estudado.

4. Encontre um lugar confortável

A leitura é uma atividade que demanda nossa concentração, isso quer dizer que devemos evitar ao máximo as distrações quando estamos aprofundando nossos conhecimentos em determinado assunto. Então, como é possível eliminar aquilo que pode desviar a nossa atenção?

A resposta é bem simples: encontrar um lugar confortável e aconchegante para ler. Muitas pessoas apresentam cantos específicos para essa atividade no seu lar, mas se você não tem um ambiente voltado a isso, não se preocupe! É possível criar um espaço que traga conforto e bem-estar para proporcionar excelentes momentos com seus livros.

Para isso, é preciso encontrar um lugar na sua casa que tenha o mínimo de barulho possível — pode ser o seu quarto ou sala de estar —, posicionando algumas almofadas em uma poltrona ou cadeira confortável. Além disso, preste atenção na iluminação caso opte por livros físicos, isso facilita a sua concentração e não coloca a sua visão em risco.

Em seguida, basta desligar os aparelhos eletrônicos ao redor e concentrar-se na obra que está à sua frente. Ainda, se deseja potencializar a sua concentração, pode separar momentos de leitura específicos no seu dia a dia, que devem ser respeitados e cumpridos com o máximo de frequência possível.

5. Desenvolva uma leitura ativa

Para concluir a nossa lista, não poderíamos deixar de falar sobre a leitura ativa. Voltada especificamente para livros de não ficção, essa técnica nada mais é do que a ação de anotar e estudar cada informação abordada pelo autor, acompanhando o seu fluxo de raciocínio e evidenciando seus insights durante a interpretação.

Você deve estar se perguntando: “mas será que realmente vale a pena grifar e anotar o que eu entendi nos livros?”. Bom, a resposta dependerá da motivação que você tem em ler sobre determinado assunto. Quando investimos em um novo texto a fim de estudar o tema abordado, realizar essas atividades de fixação é uma excelente forma para memorizar o conteúdo.

O fato é que muitas pessoas acreditam que a leitura ativa toma muito tempo da nossa rotina, mas é justamente o contrário: você ganha muito mais do que perde. Afinal, investir em anotações e registros do seu fluxo de pensamento evita releituras de parágrafos ou de livros inteiros que foram esquecidos pela falta de atenção.

A nossa dica é sempre ter um pequeno caderno de anotações, que você pode rabiscar os seus insights e compreensões sobre o tema lido. Assim, é possível assimilar o conteúdo com perfeição e consolidar uma aprendizagem que trará retornos positivos na sua carreira e, é claro, crescimento pessoal.

Percebe que saber como melhorar a leitura não precisa ser um desafio? Seguindo essas dicas, é possível fortalecer a sua aprendizagem e potencializar a sua capacidade de memorização para assimilar os conteúdos estudados com muita facilidade. Por consequência, você amplia seus horizontes profissionais e aprimora o seu desenvolvimento pessoal.

E então, gostou das nossas dicas de como melhorar a leitura? Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco para esclarecê-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *