Blog
Como trabalhar em equipe
- 14 de novembro de 2012
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Liderança Recomendamos
Trabalhar em equipe requer uma pré-disposição e uma organização visando o sucesso do resultado final. Sabendo conduzir as situações e relações durante todo o processo até o fim do projeto, o trabalho em equipe será extremamente proveitoso e agradável.
Um por todos e todos por um
A vaidade individual atrapalha o bom andamento do trabalho, podendo prejudicar a harmonia e o desempenho do grupo. Tenha em mente que cada membro é fundamental, que todos contribuirão com o melhor que tem a oferecer e o resultado final será mérito do grupo.
Respeite
Respeitar o ritmo, personalidade e outras individualidades é importante para a organização da equipe. Você deve saber quem lida melhor em momentos de pressão, quem tem mais desenvoltura e melhor argumentação para representar o grupo, quem é mais tranquilo e assertivo para organizar os membros e dissipar possíveis atritos e assim por diante. Permita que cada um encontre seu espaço.
Tenha consciência de que é um ambiente de trabalho
Um clima familiar faz de qualquer ambiente mais agradável, o que contribui diretamente na produtividade. Todavia, um clima aconchegante demais pode interferir na percepção dos limites e deveres. Sendo assim, faça com que todos se sintam à vontade, mas sem que se esqueçam que é um de ambiente de trabalho.
Seja assertivo
Advertências e críticas devem ser feitas de forma pensada para manter a motivação. Ser assertivo é muito importante nessas situações para manter a concórdia.
Pessoal X Profissional
É normal e saudável o estreitamento das relações entre os membros do grupo, contudo, o que for construído fora do trabalho só pode interferir de forma positiva na equipe, o que for prejudicial deve ser tratado com cautela.
Invista na comunicação
Para avançar o grupo deve ser comunicar. Divididas as tarefas, todos devem saber as responsabilidades de cada um e devem conversar a respeito do andamento das atividades. Dessa forma, todos terão uma visão geral do processo, o que dificultará a possibilidade de erros ou de etapas serem esquecidas.
O trabalho em equipe pode trazer resultados excepcionais com a união de forma equilibrada e direcionada das habilidades e ideias de cada membro. Com um bom líder e tarefas e cargos bem divididos, trabalhar em grupo só trará bons resultados, grandes experiências e o desenvolvimento de um melhor ambiente de trabalho.