Conheça a Lei de Pareto e mude a sua vida

Tempo de leitura: 4 minutos

Lei de ParetoA Lei de Pareto, desenvolvida por Vilfredo Pareto, originalmente era voltada para estudos econômicos de distribuição de renda, mas passou a ser aplicada também à administração de tempo. Utilizando-a, você atingirá um maior controle sobre a sua rotina e assim melhorará a sua produtividade para maximizar os resultados no trabalho.
É a famosa Lei de Pareto ou Regra dos 80/20, que pode ser aplicada a organização de atividades cotidianas ao se determinar que a proporção 80/20 pode ser encontrada em todos os aspectos de nossas vidas.

Como aplicar a Lei de Pareto

Para você obter resultados positivos com a Lei de Pareto você precisa aplicar ao seu cotidiano as 3 regras fundamentais, que são:

Ter uma meta objetiva

Determine o que você deseja realizar. Se você tem um objetivo grande como comprar uma casa, pense em todas as etapas pelas quais você precisa passar antes de efetivamente comprar um imóvel, como ter um trabalho que sustente suas contas.

Determine o que é mais importante

Pese como um líder e defina o que é mais relevante nesse momento na sua vida. Faça uma lista de todos os seus desejos e objetivos e os organize de forma hierárquica.

Otimize seu tempo

Para agir de acordo com a Lei de Pareto você precisará administrar seu tempo de forma estratégica para que possa se dedicar as metas e atividades para as quais você deu mais relevância na sua lista de desejos. Uma boa dica para isso é se focar nas atividades que você tem que realizar na hora certa, por exemplo, se você está no trabalho, evite distrações e se foque em realizar as suas tarefas. Você pode achar outras boas dicas para ganhar mais tempo no seu dia-a-dia e aumentar a sua produtividade no nosso post que ensina como diminuir o seu tempo gasto no trabalho pela metade.

Aplique o 80/20 para todas as suas atividades

Tenha em mente que as causas e consequências da sua vida podem chegar a você na proporção invariável de 80 para 20. Ou seja, para 20% das suas tarefas você consome 80% do seu tempo. 80% das situações nas quais nos encontramos foram definidas por 20% de nossas decisões.

Aplicando a Lei de Pareto no seu dia-a-dia

Aplique a Lei de Pareto na hora das compras

Alguns objetos podem representar um acumulo desnecessário na sua vida.  Roupas, por exemplos. Você só usa com frequência 20% do seu guarda roupa.
Os outros 80% são as peças que você pagou mais caro ou tem “valor sentimental” e não de uso. Sendo assim, você tende a querer conservá-los e não repetir o uso.
Analise: Apenas 20% das suas peças você usa 80% do seu tempo. Leve isso em consideração e faça uma limpeza no seu guarda-roupa. Se quiser comprar novas peças, doe as antigas.

Aplique a Lei de Pareto no trabalho

Se você tem ideias inovadoras e quer apresentá-las no escritório, siga as regras da Lei de Pareto: você determinou que a sua meta é inovar e ter destaque no seu trabalho, agora liste suas ideias, escolha duas delas, as que você achar que vão surtir mais efeito no momento e foque seus esforços para desenvolvê-las.
Analise: Você gasta 80% do seu tempo em 20% das suas tarefas. Sendo assim, se você tiver 10 tarefas para realizar, 2 delas demandaram 80% do seu tempo. Priorizando as que são mais importantes para você, terá resultados excelentes.

Aplique a Lei de Pareto ao fazer investimentos

Os chamados nichos são segmentos de mercado de produtos ou público específicos. Você poderá ter resultados muito lucrativos se procurar, por exemplo, se atender mercados com necessidades específicas, como pessoas que não consomem determinado tipo de alimento, como vegetarianos ou pessoas com intolerância a glúten ou lactose.
Análise: 20% dos produtos que você vende, gera 80% dos lucros.

Aplique a Lei de Pareto nas suas leituras diárias

Dê mais atenção na escolha do seu material de leitura. Entre em contato com diversos gêneros e busque conhecimentos gerais em uma leitura dinâmica e constante.
Analise: 20% do que você lê forma 80% das suas opiniões e conhecimentos. É importante que você busque constantemente novos conhecimentos e reveja os que quiser fixar em sua mente.

A partir das regras fundamentais da Lei de Pareto, você pode desenvolver uma série de novos hábitos e se organizar para a conclusão de novos e inovadores projetos. Repense as suas atitudes, dinamize a sua vida e através dessa nova postura diante de grandes e pequenas decisões, torne-se um grande líder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *