O que você pode aprender com os grandes oradores brasileiros

Tempo de leitura: 1 minuto

Rui Barbosa
Rui Barbosa

Sabe aquela pessoa que tem a capacidade de atrair para si a atenção de pequenos ou grandes grupos quando fala sobre qualquer assunto? Ou então aquela pessoa que sabemos quem é apenas ouvindo a voz, sem ver a imagem? Certamente você traz em sua memória algum brasileiro famoso que se encaixe em um dos exemplos acima, ou em ambos, não é mesmo?Políticos, jornalistas, advogados, juízes, médicos, intelectuais, poetas, narradores: muitos são os profissionais que têm o dom e o poder do uso adequado da palavra, e que têm muito a nos ensinar, sendo assim, verdadeiras aulas de oratória.

Aprendendo a falar com os grandes oradores brasileiros

Absorvendo o melhor de cada um desses grandes oradores, além de aprimorar os conhecimentos adquiridos no curso de oratória, você também leva esse aprendizado para todos os momentos da vida.

Entre as ações dos bons oradores, destacamos algumas que você pode aplicar no dia a dia com facilidade.

Conte boas histórias “ilustrativas” e prenda a atenção do ouvinte. Alguns temas são mais difíceis de serem expostos, e oferecer um modo mais leve de introduzir o assunto já garante a atenção do público. Olhe para as pessoas com quem você fala, evitando o “olhar perdido”. Saiba adequar a voz ao seu discurso e assuma uma postura diante de seu público, demonstrando que você tem domínio sobre o que está dizendo.

Converse com os seus ouvintes, falando com eles, e não só para eles. É importante que as pessoas sintam-se parte desse momento, e envolvam-se com a conversa de um jeito sincero, inclusive, opinando e expondo seus pensamentos e ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *