Blog
Vantagens da Oratória para Advogados e Estudantes de Comunicação.
- 27 de novembro de 2015
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: curso de oratória
Advogados e profissionais da comunicação entram no mercado de trabalho saberem como vender o conhecimento – conheça oratória para advogados.
É bastante comum estudantes de direito recém-formados tornarem-se advogados que ainda não possuem técnicas de oratória adequadas para o exercício diário de sua profissão.
Oratória para advogados
Isso porque grande parte do sucesso desse profissional está ligada à execução de seu trabalho.
A como ele expõe suas ideias em palavras ditas diante de seus clientes e, até mesmo, nos próprios tribunais.
A expectativa desses contratantes normalmente é a de encontrar um advogado bastante eloquente e adequadamente comunicativo para ser responsável por defender os seus casos.
Estar pronto para corresponder a isso é um grande diferencial no mercado.
Assim também é no universo dos profissionais da área da comunicação: jornalistas, publicitários, assessores de imprensa, entre outros.
Diariamente eles precisam, literalmente, falar com as empresas que atendem, com os superiores e até mesmo com grandes públicos, como os telespectadores.
Expor as ideias ou constatações por meio da oratória e apresentar-se de forma segura é o que garante um bom recebimento da mensagem por quem está escutando.
Treinar Técnicas de Oratória na Universidade
O ideal é que o profissional comece a se preparar para ter uma boa oratória o mais cedo possível, mesmo que ainda esteja na universidade.
Participando de seminários, por exemplo, para aprimorar sua comunicação, bem como ler livros que o auxiliem a desenvolver sua capacidade linguística.
Uma das formas mais eficazes de melhorar o desempenho na oratória é participar de um curso específico para isto.
Que irá ensinar o participante a desenvolver técnicas para falar em público.
A expor seu ponto de vista com segurança e autoridade e a ser persuasivo e autoconfiante.
Esse desenvolvimento acontece quando o profissional ou estudante é convidado a conhecer a si mesmo.
Entendendo seus pontos fortes e aprendendo a melhorar seus pontos fracos.
As técnicas de oratória também contribuirão para o desenvolvimento de um marketing pessoal sólido.
Importante para a construção de qualquer carreira.
Mostrar-se apto a falar sobre suas ideias em público ou conduzir uma reunião de uma empresa.
Isso induz sentimentos de iniciativa e liderança, que poderá ser sentido pelos participantes do evento.
Muitas vezes não basta apenas ter uma grande ideia e escrevê-la para garantir que seja executada.
Explanar sobre o tema, apresentando-o verbalmente, pode ser o diferencial que faltava.
Para que você conquiste aliados profissionais capazes de auxiliá-lo a finalmente tirar suas ideias do papel.
Um bom desempenho ao falar em público pode abrir muitas portas profissionais e até mesmo pessoais.
Aumentando a autoestima do participante por meio do processo de desinibição, realizado com exercícios específicos para esta finalidade.