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8 dicas para você subir de cargo e alavancar a sua carreira!
- 19 de novembro de 2020
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: Recomendamos
Quando saímos do Ensino Médio e entramos na faculdade, criamos projetos de vida que incluem, além do crescimento pessoal, subir de cargo e atingir cadeiras de gestão. À medida que avançamos em nossas carreiras, esse propósito se torna cada vez maior.
É muito além de apenas um sonho profissional ou melhoria de salário. É a prova de todo o reconhecimento das suas entregas e aquilo que você desenvolveu para atingir os seus objetivos listados quando toma a decisão da área que gostaria de seguir.
Entretanto, nós sabemos o que realmente conta para o tão sonhado momento de crescer profissionalmente? Não existe receita mágica, mas alguns passos são importantes a serem tomados para alcançar o triunfo, que vão desde o comprometimento das suas entregas até o impacto que elas causam para sua empresa.
Se você faz parte do grande time de pessoas que planeja subir de cargo, listamos oito dicas fundamentais que devem fazer parte das causas que vão te levar a esse fim. Confira!
1. Faça uma autoavaliação
O primeiro passo para entender se você está pronto para uma promoção é avaliar a si mesmo. Com esse tipo de prática, vamos entender se o seu desempenho condiz com uma pessoa que está apta para promoção.
Minhas entregas estão sendo feitas no tempo? Qual o nível de entrega? Qual o impacto que meus resultados trazem para a minha equipe e a empresa? Essas são algumas das perguntas que devemos fazer a nós mesmos para entender como, possivelmente, estamos sendo vistos.
2. Tenha um bom relacionamento com seus gestores
Muitas pessoas podem confundir com a famosa “puxação de saco”, mas ter um bom relacionamento com seus líderes é uma etapa extremamente importante para subir de cargo. Isso porque ele é a pessoa que tem como premissa do papel de gestor fazer com que seus liderados cresçam.
Dessa maneira, quando existe o bom relacionamento entre ambas as partes e uma comunicação clara, mostrando aquilo que você projeta profissionalmente, será muito mais efetivo para que ele trilhe e suporte os seus caminhos.
É importante ressaltar que somente a própria pessoa é a responsável por aquilo que deseja para sua profissão. Esperar que o líder faça isso, além de reduzir as chances de que você cresça, limita que as demais pessoas da empresa entendam o que deseja.
3. Adquira novos conhecimento
Outra coisa que é fundamental para alcançar novas posições é adquirir autoconhecimento, além daqueles que são necessários para a sua cadeira atual e aquela que você estima atingir.
Entretanto, é importante entender que, nesse momento, não devemos focar apenas em novos aprendizados da nossa área. É importante abrir novos horizontes, enxergar novas possibilidades que agreguem ao nosso currículo, conhecimento técnico e campos de atuação.
Entre as habilidades que podem ser desenvolvidas estão oratória, inteligência emocional, desenvolvimento interpessoal, entre outros. À medida que crescermos nosso campo de atuação, mais preparados estaremos para atuar como multiprofissionais, que são extremamente requisitados.
4. Apresente resultados
Uma promoção de cargo é a consolidação do nosso desempenho proporcionado nas nossas entregas. E para que isso seja visualizado a ponto de levar ao novo cargo, é preciso que seus resultados sejam apresentados.
É importante consolidar as informações, mostrar o que elas trouxeram para a empresa e como você foi responsável por elas. Caso não tenha, define metas para si mesmo e trabalhe em cima delas.
Quando você alcançar esses resultados, mostre aos seus líderes o seu empenho para atingi-las. Caso já exista um book de metas, defina outras que mostrem como estamos indo além daquilo que é esperado de si.
5. Trabalhe com marketing pessoal
Pode soar um pouco estranho para algumas áreas, mas ter ambição é importante e ela pode ser uma motivação para o seu triunfo. Assim, o marketing pessoal será uma maneira de mostrar que estamos capacitados a subir de cargo.
Além do bom relacionamento e apresentação de entregas, existem outros pontos a serem analisados por gestores e pelo time de recursos humanos em quem realmente está apto à promoção.
Ter um bom desenvolvimento com a equipe, saber como lidar com situações de conflito, ter postura no ambiente profissional e no relacionamento com o ambiente organizacional com um todo. Esses e outros aspectos são avaliados, além da sua ética e profissionalismo.
6. Seja proativo
Ser proativo é uma das skills mais importantes para quem quer alavancar a carreira. Isso porque demonstra como você está se empenhando para além daquilo que sua função determina. Mas muito além disso é se importar com os resultados do seu negócio.
Vale ressaltar que isso é diferente de invadir o espaço de colegas ou desrespeitar o trabalho da equipe. É estar de prontidão antes que seja delegado qualquer tipo de tarefa. A prontidão refletirá no comprometimento com negócio.
Podemos também apresentar ideias inovadoras que auxiliem a equipe, ajudem na tomada de decisão e façam a diferença para seus líderes.
7. Conheça mais a empresa
Quais são as tendências de pessoas que tiveram as promoções efetivadas? Muitas empresas adotam critérios específicos nesse momento. Quando os conhecemos, podemos atuar diretamente naquilo que deve ser desenvolvido e alinhado para atingir tal objetivo.
Converse com o time de recursos humanos, pessoas que foram promovidas e seus líderes. Eles devem fornecer os principais insights para que você, novamente, avalie suas competências.
8. Invista em especializações
Ainda sobre os seus conhecimentos, outra coisa que vai auxiliar você a ter novos entendimentos sobre diferentes áreas é buscar novas pós-graduações. Seja sobre as atividades que você já realiza, seja sobre aquelas que as complementam. Além de agregar mais habilidades, será fundamental para pesar seu currículo, o que é muito considerado em promoções.
Essas são algumas das dicas mais importantes para profissionais que estão em busca de subir de cargo. Como adiantamos, não existe fórmula mágica, mas adotar novos hábitos e atitudes ajudam a conquistar uma promoção e ser um profissional bem-sucedido em seu campo de atuação.
E por falar em promoção na carreira, quais são os hábitos das pessoas bem-sucedidas? Listamos quais são os principais que você precisa conhecer agora mesmo. Confira!