Como o marketing pessoal está relacionado com a oratória? Entenda!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que marketing pessoal e oratória são fundamentais para impulsionar a sua presença em diversas situações na vida? Tanto o âmbito pessoal quanto o profissional usufruirão de muitas vantagens por causa da melhora em sua habilidade de se comunicar com mais naturalidade e clareza.

Isso acontece tendo em vista que você saberá como se expressar com mais precisão e de maneira atrativa, o que fortalecerá e aumentará as suas redes de contatos.

No âmbito do trabalho, é essencial se comunicar com precisão, não é mesmo? Logo, a oratória funciona perfeitamente nessa questão, impulsionando o seu marketing pessoal e elevando o seu poder de persuasão. Com isso, pode-se obter a sua tão sonhada promoção e, consequentemente, atingir a satisfação profissional.

Para saber mais sobre marketing pessoal e oratória, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

O que é a oratória?

A oratória é a arte de falar em público com clareza e objetividade. Ou seja, é a fala simples realizada com desenvoltura e eloquência a fim de envolver o seu telespectador. Com isso, fica mais fácil se comunicar com eficiência, convencer pessoas a concordarem com o seu ponto de vista e até mesmo influenciar terceiros a realizarem alguma ação, como a compra de um produto ou a aquisição de um serviço.

Caso você não tenha facilidade em falar em público, não se preocupe, pois pode-se adquirir esse tipo de habilidade por meio de um curso de oratória. Assim, será necessário muita dedicação, foco e treino para aprender novas técnicas de comunicação.

Como ter uma boa habilidade de oratória?

Ao praticar a oratória, você deverá contar com técnicas que facilitem a comunicação objetiva e precisa. Por exemplo, é preciso observar o tom da voz, a velocidade da fala e, inclusive, a postura corporal.

O ideal é manter a voz firme e confiante. Já a fala deve ter um ritmo dinâmico, mas com pausas elaboradas para dar ênfase ao que se busca transmitir. O corpo deve estar ereto com os ombros para trás e os braços se movendo com naturalidade. Ou seja, evite colocá-los rente ao corpo, pois isso passa uma imagem robótica e de nervosismo.

Também é importante olhar para a sua plateia enquanto você discursa. Desse modo, use o seu olhar para se conectar com as pessoas que estão escutando. Evite olhar para a parede ou um objeto, como o ventilador de teto, enquanto você discursa, tendo em vista que isso faz com que a sua apresentação seja prejudicada. Afinal, as pessoas não se interessarão pelo que você está dizendo e não confiarão em sua palavra.

O que é o marketing pessoal?

O marketing pessoal é fundamental para a sua carreira, uma vez que é por meio dele que você conseguirá vender o seu serviço. Por isso, é preciso saber como se comunicar da melhor maneira possível com o seu público-alvo.

Logo, a oratória atua nesse sentido para melhorar a sua reputação diante do mercado de trabalho, destacando o seu personal branding e ampliando as suas oportunidades de carreira. O orador competente também conquista com o seu marketing pessoal mais contatos de trabalho, o que aumenta a sua rede de parceiros. Além disso, ele consegue ter melhores relacionamentos interpessoais com os seus colaboradores, o que faz com que a produtividade laboral seja mais harmônica e eficiente.

Como potencializar a sua imagem frente a outras pessoas ou empresas?

Como foi dito, é de extrema importância saber se comunicar com excelência para se destacar no trabalho. Porém, além dessa habilidade para melhorar o seu marketing pessoal, é também importante se preocupar com a forma como você se apresenta para os seus demais colaboradores e chefes.

Portanto, é interessante investir na sua imagem pessoal por meio de roupas que condizem com o ambiente de seu trabalho. Esse cuidado, junto de um ótimo desempenho oral, impulsionarão o seu marketing pessoal ao sucesso. Com isso, sendo mais fácil alcançar a carreira de seus sonhos.

Como funciona um curso de oratória?

O curso de oratória é indicado para pessoas que buscam melhorar a desenvoltura de seu discurso. É importante salientar que nem todo mundo nasce com a habilidade de se expressar bem em público, o que não é um problema, tendo em vista que é possível adquirir esse conhecimento por meio do aprendizado, do conhecimento e da prática.

No curso, será possível estudar técnicas de comunicação, como alcançar o timbre ideal e como controlar a respiração durante a fala, entre outros. Saiba que o melhor é contar com um curso que tenha profissionais capacitados e especializados no assunto para que você possa aprender com os melhores.

Além disso, é fundamental respeitar o seu tempo de aprendizado e começar na turma que reflita o seu nível de familiaridade com o tema. Alguns alunos que apresentam algumas dificuldades mais graves, como gagueira e língua presa, por exemplo, devem começar com a ajuda de um fonoaudiólogo, a fim de contornar esses distúrbios durante a comunicação. Tenha em mente que com esforço e dedicação é possível superar esses problemas e alcançar uma fala fluída e confiante.

Assim, respeite os seus limites e não pule etapas. O ideal é contar com um profissional que possa orientá-lo adequadamente sobre a metodologia do curso e sobre qual nível condiz mais com o seu perfil.

Depois de começar as aulas você sentirá uma forte mudança em sua autoconfiança, uma vez que você se sentirá mais seguro durante os discursos. Também será mais simples e prático controlar a ansiedade e o nervosismo, sendo, portanto, fácil superar o medo de falar para uma plateia cheia de desconhecidos. O resultado será uma oratória limpa e direta, capaz de ajudar você a conquistar as suas metas.

Com essas dicas fica mais fácil entender como é importante implementar o marketing pessoal para elevar os contatos e fortalecer a rede de networking. Lembre-se que é fundamental praticar muito a oratória para ganhar mais naturalidade e praticidade a fim de se expressar com clareza e credibilidade.

Viu como que marketing pessoal e oratória estão conectados? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos a ajudar da melhor maneira possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *