Como ter uma boa oratória? Confira as nossas dicas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Já parou para pensar em como ter uma boa oratória é fundamental para a vida profissional? Afinal, é por meio da fala que você poderá construir uma boa imagem perante os seus colegas de trabalho, se destacar em sua área de atuação, convencer os clientes a aderirem ao seu ponto de vista, entre outras conquistas que refletirão na evolução da sua carreira.

Assim, é preciso desenvolver técnicas de discurso para dominar essa habilidade, como controlar a respiração, manter uma postura ereta, movimentar o corpo naturalmente e muito mais. Com isso, será mais simples adquirir uma boa eloquência, o que refletirá em um maior poder de convencimento e persuasão, que são características fundamentais para uma argumentação eficiente.

Para saber mais sobre como ter uma boa oratória, acompanhe a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Observe a respiração

Ter consciência de como controlar a respiração é essencial para manter um discurso tranquilo e em um ritmo natural. Dominar a forma como a respiração acontece também é uma maneira de evitar o nervosismo e que a tensão da situação cause uma voz trêmula e amedrontada.

Assim, exercite a inspiração e a expiração controlada antes e durante o treino da fala. Lembre-se de fazer uma respiração completa, ou seja, utilize o diafragma. Durante a apresentação, evite acelerar o ritmo da fala, pois isso poderá deixar você sem fôlego. O recomendado é falar calmamente e fazer algumas pausas entre um pensamento e outro, o que dará tempo para respirar e manter o ritmo suave do discurso.

Saiba se movimentar

Os movimentos durante a comunicação são importantes para enfatizar a sua explicação. Eles devem ser orgânicos, ou seja, não exagere nos gestos para não ficar nada forçado e com cara de ensaiado. Deixe que eles se expressem naturalmente ao longo do seu discurso.

Uma pessoa muito nervosa durante a oratória tende a deixar os braços muito tensos e perto do corpo, o que pode passar uma imagem de insegurança e descontentamento em estar se apresentando. Logo, é importante tratar esse problema de imagem para melhorar o seu desempenho oral como um todo.

Caso você fique muito nervoso ao longo de um discurso em público, uma dica é evitar segurar qualquer papel, como um resumo do que será falado, tendo em vista que a sua mão poderá tremer. Consequentemente, será mais nítido visualmente o seu desconforto perante a sua plateia.

Tenha cuidado com a postura

Não basta apenas ter cuidado com a fala durante uma apresentação influente, é preciso também controlar adequadamente a postura. Para isso, não fique sentado, pois isso faz com que os seus ouvintes fiquem dispersos.

O ideal é realizar a apresentação em pé para que todos possam vê-lo perfeitamente. Deixe a coluna e o pescoço eretos, os ombros para trás e os braços relaxados ao lado do corpo. Esse cuidado passará mais confiabilidade na sua oratória e, consequentemente, facilitará a construir uma boa imagem em sua carreira.

Treine muito

Com certeza, é somente por meio da prática que é possível alcançar a perfeição. Com isso em mente, treine muito, pois só assim você se sentirá preparado para as situações que necessitem de muita excelência na oratória, o que refletirá em um melhor desempenho no trabalho e uma melhor evolução na carreira, principalmente se você trabalha com vendas.

Há diversas formas eficientes para praticar a oratória. Você pode, por exemplo, treinar na frente do espelho e observar a sua comunicação, a sua postura e os seus movimentos. Outra maneira é contar com a ajuda de amigos ou familiares para que eles observem a sua apresentação e depois salientem o que pode ser melhorado. Outra possibilidade produtiva é gravar em vídeo a sua apresentação para assisti-la, a fim de entender os seus pontos fortes e fracos durante a sua desenvoltura.

Estude o assunto a ser discursado

Para dominar a arte da oratória, é fundamental que você tenha muito conhecimento a respeito do tema a ser discursado. Assim, antes de se apresentar, é indicado que você estude o assunto e se prepare para dar o melhor de si.

Essa prática trará muitos resultados positivos, uma vez que você se sentirá mais seguro para se apresentar e poderá responder todas as dúvidas que os seus telespectadores possam ter. Consequentemente, as pessoas sentirão mais firmeza na sua fala.

Vale a pena também utilizar a tecnologia em seu favor para otimizar ainda mais a sua apresentação. Para isso, conte com uma pequena apresentação objetiva no Power Point e um resumo impresso com os tópicos mais importantes, para que cada pessoa possa acompanhar o seu discurso.

Faça contato visual

Quando a pessoa se sente insegura durante a fala em público, em uma palestra ou até mesmo em uma entrevista de trabalho, por exemplo, é comum que ela evite o contato visual com as pessoas que estão escutando. Essa ação não passa confiança e credibilidade no que está sendo falado. Logo, você não terá muito resultado na arte do convencimento, o que deixará o seu desempenho aquém do esperado.

Portanto, é importante demonstrar ao espectador que você tem conhecimento sobre o assunto e que ela deve não só prestar atenção no seu discurso, como acreditar no que está sendo dito. Uma maneira de fazer isso é por meio do contato visual. Ou seja, em vez de evitar as pessoas e direcionar a sua apresentação para a parede ao fundo da sala, para uma janela ou para o ventilador de teto, o ideal é olhar para cada pessoa e discursar olhando para ela.

Pense que você está em uma conversa séria e profissional e que cada indivíduo está ali para entender o seu ponto de vista. Dedique cerca de 20 a 30 segundos para falar fazendo contato visual com cada um dos presentes. É ainda interessante ressaltar que eles poderão fazer perguntas ao longo da sua apresentação ou no final dela. Com isso, eles se sentirão incluídos na ocasião que for, como em uma reunião, e mais estimulados a entender o discurso que você preparou.

Com essas dicas, fica muito mais fácil melhorar a habilidade de falar em público, não é mesmo? Lembre-se que é importante praticar muito as técnicas de oratória para que você consiga se comunicar com excelência. O resultado será uma maior eloquência no diálogo, ou seja, domínio sobre a arte de convencimento e persuasão por meio da fala.

Agora que você já sabe como ter boa oratória, que tal seguir a nossa página no Facebook e Instagram. Assim, você pode ficar sempre por dentro de todas as nossas novidades. Não fique de fora dessa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *