Por que a organização no trabalho é tão importante para a carreira?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já pensou que ter organização no trabalho é um hábito que é capaz de impulsionar a sua carreira? Afinal, não é legal para a reputação de um profissional chegar atrasado a reuniões, realizar entregas depois do prazo ou, ainda, perder algum material importante por falta de organização.

Dessa maneira, apesar de muitas pessoas não darem o devido valor para esse quesito, a organização é um importante hábito para se adotar dentro do ambiente profissional, capaz até mesmo de fazer com que o profissional trabalhe mais motivado.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema, acompanhe o post que vamos apresentar os principais motivos pelos quais ter organização no trabalho é tão importante para se dar bem no trabalho e na carreira. Continue a leitura e confira!

Aumento da produtividade

Ao chegar ao trabalho e se deparar com uma mesa bagunçada, com pilhas de papéis, materiais e documentos espalhados de maneira desordenada, sem dúvidas se torna mais difícil se manter produtivo.

Dessa maneira, o primeiro passo deve ser arrumar a bagunça, colocando cada item no lugar correto, de forma que não atrapalhe a execução do serviço, afinal, não é possível começar bem um dia de trabalho diante de tanta desorganização.

Contudo, no cenário oposto, ou seja, em um local limpo e organizado, é natural que as suas atividades sejam exercidas com mais facilidade e que você consiga cumprir com as suas metas diárias, uma vez que a falta de ordenação impacta de maneira direta no rendimento de um profissional, já que ele não encontra com facilidade os itens que precisa para exercer suas funções e, consequentemente, reduz a sua produtividade diária.

Melhora da gestão do tempo

No mundo corporativo, tempo é, literalmente, sinônimo de dinheiro, especialmente considerando a grande concorrência que há no mercado hoje em dia. Assim, cada instante durante o trabalho que não é bem utilizado é capaz de impactar de maneira direta os lucros mensais da empresa.

Nesse sentido, como vimos, a desorganização é capaz de fazer com que o funcionário perca muito tempo apenas para encontrar os materiais que precisa no meio de tanta bagunça. Já em um ambiente organizado é possível otimizar a rotina de tarefas e melhorar a gestão do tempo, a fim de cumprir com as metas do dia, diminuindo o tempo improdutivo e ocioso como consequência direta.

Aumento da credibilidade no ambiente de trabalho

Um profissional organizado naturalmente transmite mais credibilidade aos seus colegas de trabalho e até mesmo aos seus supervisores, afinal, ele sabe em qual lugar encontrar os itens solicitados, não costuma se atrasar e, ainda, apresenta um resultado mais satisfatório que os demais.

Dessa maneira, as chances de um profissional organizado ser reconhecido e até mesmo promovido são muito maiores do que a de um profissional desorganizado, uma vez que ele é mais produtivo e, em geral, gera mais lucro para a empresa que trabalha.

Diminuição do estresse

Muitas vezes, a rotina de trabalho é cansativa, mas você sabia que a organização é capaz de torná-la menos estressante e desgastante? Isso ocorre porque a desorganização faz com que o trabalhador tenha muito mais atividades durante o seu dia, pois além de realizar as suas tarefas convencionais, ele ainda precisa lidar com um ambiente desmotivador.

Em um local desorganizado até mesmo o simples ato de tomar uma xícara de café pode ser estressante, afinal, qualquer deslize pode fazer com que uma pilha de documentos importantes seja manchada, já que elas estão fora do lugar.

Assim, a organização no trabalho faz com que o seu ambiente laboral se torne um local confortável, o que diminui o estresse diário e, ainda, proporciona mais conforto.

Aumento de motivação e engajamento

Um ambiente desorganizado é muito mais propício para distrações e para a procrastinação, afinal, é normal se sentir desmotivado sem sequer saber por onde começar o seu trabalho em meio a tanta bagunça. Isso faz com que o colaborador se sinta desmotivado com o trabalho e se distraia com outras funções, como com tarefas pessoais, a fim de fugir daquele ambiente.

No mesmo sentido, quanto mais tempo é dedicado a fatores externos, como o celular, maiores são as chances de deixar as tarefas para depois e, consequentemente, continuar distraído com atividades que não estão relacionadas ao trabalho — virando um ciclo vicioso.

Já um local de trabalho organizado, em geral, é motivador e faz com que o foco do trabalhador seja maior e, ainda, faz com que ele tenha menos interesse pelas funções que não estão relacionadas ao trabalho, aumentando a sua motivação e engajamento com relação ao trabalho.

Melhoria na segurança

Muitos funcionários lidam diariamente com documentos muito importantes para a empresa que trabalham, com itens que tratam de informações essenciais, como grandes contratos com outros parceiros e planejamentos para o futuro. Justamente por essa razão, a segurança desses documentos é fundamental.

Contudo, nas mãos de uma pessoa desorganizada dificilmente esses documentos ficam guardados de maneira segura, uma vez que indivíduos com esse perfil costumam acumular papéis em sua mesa em vez de guardá-los em um local confiável. Isso faz com que, muitas vezes, eles sejam até mesmo perdidos — fator que pode gerar até mesmo a demissão do colaborador.

Ao organizar a sua mesa e adotar novos hábitos no trabalho, os documentos que contam com informações vitais para o negócio não ficam espalhados, afinal, ao adquirir o hábito da organização é natural guardar todos os materiais que são utilizados no ambiente de trabalho.

Uma pessoa organizada também costuma utilizar métodos que garantem a organização e a segurança das certidões e registros importantes, como anotar o andamento e o local em que cada item está guardado — o que auxilia muito empresas que geram diversos documentos e contam com uma rotina acelerada.

Agora que você já conhece os diferentes benefícios que a organização no trabalho é capaz de proporcionar, busque adotar estratégias e criar novos hábitos para ser mais organizado em sua vida profissional e, consequentemente, tornar-se um profissional melhor e com melhores oportunidades em sua carreira!

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