Gestão do tempo e produtividade: 5 formas de conseguir na prática

Tempo de leitura: 3 minutos

O tempo é uma das coisas mais valiosas que temos na vida e ao nosso controle. Portanto, saber fazer a gestão de tempo e produtividade na sua rotina pode fazer você se destacar no mercado, pois existem muitos profissionais que ficam para trás por procrastinar demais ou não saberem aproveitar o seu tempo produtivo.

Já existem inúmeros métodos e tecnologias que podem ser utilizados para ajudar na organização do seu dia, de maneira que consiga aproveitar ao máximo o seu tempo de trabalho com coisas que realmente importam para a sua carreira. A seguir, reunimos algumas técnicas que ajudam nisso. Ficou interessado? Continue a leitura!

1. GTD

A metodologia Getting Things Done (GTD), ou em tradução livre “fazendo as coisas”, parte de duas premissas. A primeira delas é que esquecimentos acontecem, mas é possível se planejar e organizar para evitá-los. A segunda é que ter controle e tranquilidade sobre as tarefas que precisam ser finalizadas proporciona melhores resultados.

Para isso, esse método se resume em 5 passos:

  • capturar — etapa de tirar todos os planos e metas da sua cabeça e colocá-los no papel;
  • processar — classificar e identificar as prioridades desses planos e metas;
  • organizar — organize essas classificações em listas;
  • refletir — revisar, frequentemente, as listas para certificar de que não se esqueceu de nada;
  • engajar — etapa em que executará todo esse planejamento.

2. Técnica Pomodoro

Essa técnica é muito utilizada por estudantes, mas também pode ser aplicada na sua gestão de tempo e produtividade no trabalho. A Pomodoro consiste em dividir o seu fluxo de trabalho para que alcance concentração máxima.

Para tanto, você deve permanecer produtivo e concentrado durante 25 minutos, depois desse tempo descansar por 5 minutos. Essa pausa por ser utilizada para conferir as redes sociais, para ir ao banheiro, esticar as pernas etc. Depois dos 5, volte e fique mais 25 e, assim, sucessivamente. Ao completar esse ciclo por 4, faça uma pausa de 30 minutos e repita o processo.

3. Wunderlist

Wunderlist é um aplicativo que auxilia na organização das suas tarefas e projetos, sendo que ele pode ser utilizado tanto no celular quanto no computador. Para aperfeiçoar a sua gestão de tempo e produtividade, esse aplicativo permite que você desenvolva listas com o tema da atividade.

Depois disso, poderá aproveitar diversas funcionalidades, como definir alertas, especificar cada tarefa, marcá-las como finalizadas ou até mesmo incluir outras pessoas em um projeto.

4. Kanban

O método Kanban é uma técnica de gerenciamento de projetos que, consequentemente, melhora a sua produtividade e gestão do tempo produtivo. Ele consiste em dividir um quadro em duas listas, uma de tarefas em andamento e a outra de tarefas concluídas.

Quando visualizamos e organizamos as tarefas que precisam ser executadas, conseguimos nos planejar melhor e manter a produtividade. Diferentemente de quando somente pensamos no que precisa ser feito.

5. Matriz de Eisenhower

Também feita em um quadro, a matriz de Eisenhower auxilia na identificação rápida das suas tarefas mais importantes e que devem ser priorizadas. Para isso, as suas listas devem ser organizadas em:

  • importante e urgente — devem ser feitas imediatamente;
  • importante, mas não urgente — define o melhor prazo para execução;
  • urgente, mas não importante — delegue ou peça ajuda para outros;
  • não urgente e não importante — faça quando estiver com tempo.

Além dessas metodologias e técnicas para gestão de tempo e produtividade, você pode aproveitar algumas tecnologias, como Evernote, Trello e Google Calendar para organizar a sua agenda e planejar quais são as atividades e projetos que precisam de prioridade. Assim, consegue finalizar tudo o que precisa e ainda ter tempo livre para se aperfeiçoar.

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