Como ser mais organizado? Confira nossas dicas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Com algumas dicas de como ser mais organizado, é possível trazer melhorias para o dia a dia da vida profissional e pessoal, seja por meio das tarefas entregues dentro do prazo, por respeitar as prioridades na agenda, por manter os objetos da casa em ordem, entre outros fatores.

Desse modo, pode-se usufruir de mais produtividade e ordem, e contar com um desempenho laboral mais eficiente. Ou seja, fica mais fácil manter a autogestão diária e cumprir todos os objetivos e as metas estipuladas.

Para saber como ser mais organizado no dia a dia, acompanhe a leitura e informe-se!

Crie bons hábitos

Os bons hábitos são de extrema importância para uma rotina organizada e produtiva. Assim, faça uma autogestão das suas atividades, organizando-as em um planner, uma agenda ou um calendário. Dessa maneira, fica mais fácil visualizar o cronograma estipulado para cada tarefa, sendo possível otimizar o tempo a fim de cumprir tudo dentro do prazo.

Durante a etapa de execução, tenha foco para não deixar a tarefa inacabada. Porém, caso isso aconteça, lembre-se de colocá-la para ser feita com prioridade no dia seguinte.

Vale ressaltar que essa prática deve ser feita em último caso, pois isso pode se tornar um vício frustrante e virar uma bola de neve. Afinal, as tarefas ficarão acumuladas e estarão sempre inacabadas. Consequentemente, você terá dificuldades para concluí-las.

Mantenha o espaço de trabalho organizado

Um espaço de trabalho organizado e limpo ajuda a otimizar a execução das tarefas, uma vez que será mais fácil achar todos os documentos necessários. Além disso, um ambiente favorável ao trabalho ou ao estudo, por exemplo, proporciona mais bem-estar e satisfação pessoal. Como resultado, tem-se um desempenho melhor na realização das tarefas diárias.

Para isso, portanto, deixe a mesa sempre limpa e sem excesso de informações, como papéis antigos e sem uso, itens que não deveriam estar lá, livros que deveriam estar na estante etc. Organize as canetas e lápis em um estojo, coloque os papéis organizados em uma pasta, deixe o fio do carregador do notebook livre sobre a mesa e assim por diante.

Com essas medidas, fica mais fácil usufruir de um ambiente aconchegante e tranquilo. Assim, pode-se ter mais produtividade no trabalho e otimização do tempo para achar os itens que estarão em seus devidos lugares.

Planeje a semana com antecedência

Crie uma rotina para planejar o que será feito durante a semana. Assim, você poderá estipular com mais clareza o que será prioridade. Além disso, fica mais fácil controlar os prazos e demais responsabilidades.

É comum que surjam novos afazeres ao longo da semana. Portanto, observe o planejamento da sua agenda com atenção e veja como encaixar as novas atividades de forma que elas possam ser cumpridas adequadamente sem atrapalhar o que já estava programado.

Evite o acúmulo de itens

Para evitar a desordem em casa, não acumule objetos que estão sem uso há mais de 6 meses, pois eles, provavelmente, não farão mais falta em seu dia a dia. Com isso, fica mais fácil deixar a casa organizada, uma vez que haverá mais espaço livre.

No escritório, organize os documentos importantes em pastas rotuladas e guarde-as na estante. Os papéis antigos e sem uso devem ser descartados, assim como os itens que já não funcionam, como canetas sem tinta, grampeador ou apontador estragado, entre outros.

Já no quarto, retire as roupas que você já não usa do armário — as que estão velhas e as que não servem mais — e doe para alguém que vá fazer um melhor uso das peças. Desse modo, além de deixar a sua casa em ordem e mais espaçosa, você estará fazendo uma boa ação para alguém que precisa.

Realize essa ação em cada cômodo até fazer uma limpa em tudo o que não está sendo utilizado. Em seguida, crie uma rotina para não armazenar os itens que não ofereçam funcionalidade em suas atividades.

Não procrastine

A procrastinação é grande inimiga da organização. Com isso em mente, faça esforços diários para evitar deixar a realização das tarefas para depois. O ideal é executá-las conforme o planejado, seguindo a ordem de prioridade, e nunca deixando nada para o dia seguinte, pois é assim que a bagunça e a improdutividade ganham espaço.

Dessa forma, é indicado praticar alguns exercícios no dia a dia que ajudarão a preservar a ordem e a impulsionar a produtividade, como:

  • ao terminar de utilizar um objeto, sempre guarde em seu devido lugar para manter a casa organizada;
  • comece o dia olhando as tarefas que deverão ser feitas e realize-as seguindo a prioridade de cada uma;
  • evite fazer o que for mais fácil primeiro, pois o comum é procrastinar no que exige mais atenção e dedicação;
  • não use o tempo do trabalho para navegar nas redes sociais, uma vez que elas atrapalham a produtividade;
  • faça um planejamento com o horário de trabalho e o horário de recompensa, em que você poderá usar as redes sociais, ler o capítulo de um livro, entre outras atividades que proporcionem prazer.

Priorize o que for mais importante

O ideal é dar prioridade às obrigações que sejam mais complexas e exijam mais atenção, pois o comum é procrastinar para deixar essas tarefas por último. Consequentemente, ela estará sempre passando para ser feita como prioridade no dia seguinte, e nunca sendo realizada apropriadamente.

Assim, comece pelo mais difícil, tendo em vista que você, provavelmente, precisará de mais tempo para concluir essa tarefa. Uma dica para facilitar a produção nesse contexto é separar a tarefa em etapas, com início, meio e fim, por exemplo. Dessa maneira, você poderá executar cada etapa por partes, evitando, portanto, que ela não seja feita dentro do cronograma estipulado.

Deixe o mais fácil para depois, tendo em vista que será feito com mais rapidez e menos estresse de sua parte. Logo, você terminará o dia realizando os afazeres mais simples, concluindo de acordo com o que foi programado.

Com essas dicas, fica muito mais fácil manter uma rotina organizada que proporcione uma autogestão e produtividade mais eficiente, não é mesmo? Lembre-se sempre de programar com antecedência a agenda do dia e execute as tarefas conforme o grau de prioridade de cada uma delas.

Agora que você já sabe como ser mais organizado, que tal conferir algumas dicas infalíveis de como realizar a correta gestão do tempo e da produtividade? Confira e fique por dentro desse tema agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *