Como falar bem: 7 dicas que vão melhorar sua vida profissional

Tempo de leitura: 6 minutos

Suar frio, dar voltas no assunto e gaguejar são somente alguns sinais de quem não domina a arte da fala, seja para um público considerável, seja para poucas e conhecidas pessoas. Saber como falar bem não é somente um dom natural de algumas pessoas.

Você também pode aprender essa habilidade, pois se trata de um exercício e processo que requerem treinamento, dedicação e bloqueio dosseus medos.

Afinal, esse é um requisito para se destacar no atual mercado, que é pautado por persuasão, networking e diferencial competitivo. Dessa forma, falar bem pode gerar muitas oportunidades profissionais para a sua carreira.

Para você que também tem dificuldades em se expressar publicamente, ou que deseja aprimorar essa habilidade, confira algumas estratégias que podem ajudar nesse processo.

1. Escute antes de falar

Muitas vezes, as pessoas atravessam a fala de outras não com a intenção de quererem falar antes ou melhor, mas pelo nervosismo, já que ele pode deixar você impulsivo. Nesse sentido, para aprender como falar bem é necessário saber ouvir o seu público.

Não importa se você está em umapalestra, no escritório ou em casa. Escute as pessoas, ouça o que elas têm a dizer e faça disso uma oportunidade para focar na mesma abordagem.

Além disso, quando o outro percebe que você está escutando com atenção, fica mais confortável e confiante. Assim, a conversa flui com mais facilidade e autoconfiança de ambos os lados.

2. Pesquise antes de falar

Sem sombra de dúvidas, você tem mais chances de falar bem quando domina o assunto. Isso está diretamente ligado à autoconfiança e ao fato de estar mais confortável com o tema.

Em contrapartida, quando você não sabe sobre o que está falando e não tem domínio sobre o assunto fica inseguro e, consequentemente, não transmitirá as informações com clareza e firmeza.

Então, uma estratégia que deve fazer parte da sua vida é estudar sobre o que precisa conversar, pesquisar sobre o tema e buscar fontes atualizadas sobre o assunto. Assim, perceberá como não terá tanta insegurança na sua oratória, seja para grandes públicos, seja para pequenos grupos.

3. Dialogue 

Já percebeu que as pessoas fogem de algumas palestras, reuniõese apresentações em empresas por dizerem que são chatas e maçantes? Isso acontece porque muitos empresários e palestrantes não dialogam com o público.

Além de não caracterizar uma conversa, isso torna o assunto engessado, extremamente direto e sem fluidez. Para saber como falar bem em um ambiente de negócios é importante dialogar e praticar a inclusão.

Ou seja, envolva a sua equipe na conversa, incentive a troca de opiniões e informações e estimule as boas ideias. Além disso, ao encorajar a sua fala você estará desenvolvendo um ambiente mais saudável, leve e autoconfiante.

4. Tenha firmeza nas convicções

O público e a sua equipe percebem quando você não tem firmeza e certeza das informações que está passando. Por outro lado, quando você tem convicções nas suas afirmações, consequentemente se sentirá mais confiante e confortável com o assunto.

Um profissional que consegue transmitir isso, fixa a atenção de todos à sua volta e se destaca em meio aos concorrentes, pois essa convicção interfere e transparece no seu discurso.

Essa é uma ótima técnica para passar confiabilidade na suaoratória, fator primordial para persuadir, convencer e influenciar pessoas. Para desenvolver essa habilidade é necessário dominar o assunto, como dito, e pesquisar muito. Somente assim terá certeza e convicção nas suas informações. O resultado certamente será uma fala bem construída, fluída e, acima de tudo, convincente.

5. Use e cuide da linguagem corporal

Alinguagem corporal, ou comunicação não-verbal, tem uma grande influência quando o assunto é falar bem. A maneira como mexe as mãos, cabeça e olhos, por exemplo, pode transmitir algo totalmente diferente do que está falando.

De acordo com umestudo feito pela Universidade da Califórnia, baseado nas teorias do professor em psicologia Albert Mehrabian, as palavras equivalem a somente 7% da nossa comunicação, enquanto 55% de uma conversa é influenciada pela linguagem corporal e somente 38% pelo tom de voz.

Quando você não está seguro sobre sua fala ou abordagem, tende a ter uma postura mais rígida, ter as mãos trêmulas e claramente uma posição desconfortável. Além disso, é por meio das suas expressões corporais que coloca emoções na sua oratória.

Para falar bem, não só de maneira verbal, policie-se para:

  • ter uma boa postura;
  • manter contato visual sempre;
  • não ficar olhando para baixo ou para os lados;
  • gesticular naturalmente, mas nunca em excesso ou de maneira forçada;
  • não cruzar os braços;
  • evitra manter as mãos nos bolsos.

6. Escolha o momento certo

Tudo tem a hora certa para ser falado, até mesmo os elogios. Saber como falar bem também é saber se comunicar nos momentos adequados. Afinal, por mais que tenha os melhores argumentos, se escolher o momento errado a sua abordagem será totalmente inadequada.

Se você é o responsável por passar um feedback, por exemplo, precisa tem uma fala bem firme, seja de elogio, seja para chamar a atenção. Porém, as falhas sempre devem ser comentadas em particular, enquanto os pontos positivos devem ser reforçados em público, como uma maneira de incentivo.

7. Procure ajuda se tiver muita dificuldade

As estratégias acima são exemplos de técnicas que devem ser aplicadas e reforçadas na sua rotina, independentemente se está em uma entrevista de emprego, em uma reunião ou falando para um grande público.

No entanto, saber como falar também é sobre ter autoconfiança, sendo que, muitas vezes, esse é um processo que precisa ser trabalhado com a ajuda de um profissional. Um especialista em oratória, por exemplo, consegue identificar quais são os seus pontos fortes e quais são aqueles que precisam ser trabalhados.

Dominar uma conversa e saber como falar bem é um trabalho diário que requer muita dedicação, mas que é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que esteja disposta a alcançar isso, a treinar e quebrar os próprios bloqueios.

Está sentindo que a sua carreira está estagnada e você parado no tempo?Confira o nosso artigo e entenda o que pode estar impedindo o seu desenvolvimento profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *