Você sabe o que é o poder da persuasão? Entenda mais sobre ele!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é poder de persuasão e qual é a sua importância para impulsionar a sua carreira? Se você trabalha com vendas, por exemplo, é essencial ter noções da arte da persuasão, que nada mais é do que o ato de convencer alguém a fazer algo por meio de uma comunicação lógica e racional.

No caso da venda, a persuasão é usada para influenciar uma pessoa a adquirir um produto ou um serviço. Desse modo, dominar essa técnica é fundamental para quem busca crescer no meio profissional, tendo em vista que será mais fácil alcançar as suas metas de vendas e fidelizar clientes.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o que é poder de persuasão? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Comunicação e oratória

Para que se tenha uma comunicação persuasiva eficiente é preciso ter controle emocional suficiente para que a oratória seja clara, empática e de acordo com o público-alvo. Porém, muitas vezes, conversar com um estranho ou realizar uma apresentação de trabalho pode ser um grande desafio em face da timidez, introversão e descontrole emocional de algumas pessoas.

Assim, antes de tudo, é preciso controlar o nervosismo e a ansiedade e, em seguida, praticar a pronunciação correta das palavras. Para isso, o ideal é praticar técnicas de comunicação e oratória. Afinal, somente o treino trará a confiança e a segurança pessoal tão almejadas. 

Inicialmente, pode-se tomar algumas medidas simples para melhorar a oratória a fim de deixá-la mais natural e fácil. Com isso, você terá um desempenho diferenciado em suas apresentações e ligações de vendas, por exemplo.

Seja objetivo

Ser prolixo não é uma característica boa em um discurso, pois o deixa superficial, enfadonho e sem credibilidade. Portanto, seja breve e o mais objetivo possível.

Evite também o excesso de detalhes que não sejam essenciais para transmitir a mensagem principal do que se quer dizer, principalmente se for o caso de um primeiro contato com a pessoa. Logo, seja direto e sucinto.

Não foque nos erros, procure as soluções

Não compare o seu desempenho com o de outras pessoas, mesmo que elas estejam ganhando mais destaque e possibilidades promocionais na carreira. Tenha em mente que cada um tem um tempo de desenvolvimento e é preciso respeitá-lo.

Além disso, esse tipo de atitude só traz negatividade para o progresso. Portanto, foque o que você pode fazer para melhorar em vez de ficar se comparando com outras pessoas. Veja se você pode treinar mais na frente do espelho, fazer cursos de oratória que sejam presenciais, estudar mais sobre técnicas de comunicação persuasiva, entre outras possibilidades que tragam crescimento pessoal e profissional.

Escute mais e demonstre empatia

No caso de uma conversa com um cliente, escute mais do que fala. Veja quais são as reais necessidades da pessoa e procure uma resolução objetiva para essa situação.

Esqueça o celular ou o telefone do trabalho, esteja totalmente presente no diálogo em ação. As pessoas gostam de se sentir conectadas com alguém que esteja disposto a escutá-las. Além disso, é uma maneira de você demonstrar empatia na comunicação que está em ação, o que trará uma aproximação maior da pessoa em relação ao seu discurso.

Persuasão e comunicação correta

Ao aplicar as técnicas de persuasão, é preciso estimular o interesse do receptor da conversa para o assunto em tela. Por exemplo, se você quer vender um produto, mostre para a pessoa o quanto ele é indispensável para alguém que busca uma vida com mais qualidade, facilidade e bem-estar. Ou seja, desperte o desejo nela em relação a esse produto.

Para isso, conte ainda com algumas estratégias persuasivas, como:

  • encontrar afinidades para mostrar o quanto o seu produto é mais tecnológico e prático do que os outros presentes no mercado;
  • mostrar que os outros estão aderindo cada vez mais ao seu produto, assim, criando a vontade fazer parte desse grupo social;
  • comunicar com clareza e simplicidade;
  • entre outros.

A comunicação adequada precisa ter um argumento forte e que seja fundamentado logicamente. Com isso, cria-se um discurso firme e baseado em ideias precisas e objetivas.

Utilize um vocabulário correto que seja de acordo com a sua persona, pois, dessa maneira, fica mais fácil se comunicar apropriadamente de forma convincente. Afinal, você estará proporcionando uma solução que seja de acordo com a real necessidade de um possível cliente.

Evite, a qualquer custo, a fala que busca enrolar o locutor, uma vez que essa não deve ser a proposta de sua comunicação. Aposte, portanto, em um discurso elegante e que se sustente por si só.

Persuasão e ética

Ao falar sobre persuasão e ética, é importante definir a diferença entre persuasão e o ato de manipular. Com isso, fica mais fácil visualizar até quando a arte de influenciar e convencer alguém a realizar algo é socialmente aceitável.

Persuasão e manipulação

A persuasão é uma técnica utilizada para convencer alguém de que adquirir um determinado produto, no caso de uma relação de compra e venda, por exemplo, é vantajoso para a pessoa. Ou seja, são utilizados mecanismos lógicos e racionais para que a pessoa seja influenciada e convencida de que a compra do produto será algo vantajoso para ela.

Já a manipulação envolve o ato de influenciar alguém a fazer algo que seja vantajoso para o manipulador, mas não para a pessoa. Assim, cria-se uma relação de controle e pressão psicológica, em que os desejos do manipulador serão realizados e a outra pessoa não terá benefícios com isso.

Com essas informações, fica muito mais fácil entender mais sobre o poder de persuasão, não é mesmo? Lembre-se que dominar essa arte é fundamental para quem busca crescimento na carreira. Afinal, dessa maneira, você conseguirá melhores resultados com os seus clientes.

Vale ressaltar o quanto é essencial respeitar sempre a ética profissional para nunca tornar a estratégia de convencimento em algo manipulador e que traga prejuízos morais e materiais para alguém.

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