4 dicas de como falar melhor em público

Tempo de leitura: 6 minutos

Algumas pessoas não sabem como falar melhor em público e, assim, são constantemente prejudicadas em diversas situações da vida, como para conseguir um cargo de liderança dentro da empresa em que trabalha, para alcançar a promoção tão desejada no serviço ou até mesmo para conquistar o respeito dos colegas. Afinal, saber se impor verbalmente de forma educada, substancial e com ótima dicção é uma tarefa que pode parecer muito complicada.

Vale ressaltar que essas características são fundamentais para quem busca compor uma excelente imagem pessoal e profissional, uma vez que você passará confiança em suas convicções de forma a se tornar uma grande autoridade em determinado assunto. Com isso, grandes oportunidades chegarão até você, sendo mais fácil e garantido atingir o sucesso almejado.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como falar melhor em público? Então, acompanhe a leitura deste texto e fique por dentro de algumas dicas imperdíveis que preparamos especialmente para você!

1. Seja bem-humorado

Um discurso bem-humorado cativa mais o espectador do que uma fala fria e calculista que repete o conteúdo da mesma forma como ele está escrito nos livros e outros materiais de estudos. Assim, tenha em mente que é importante deixar a sua marca pessoal na fala, de preferência acrescentando algumas tiradas inteligentes e com humor.

Para realizar essa tarefa com excelência, antes de tudo, é fundamental entender qual é o seu público-alvo, principalmente no caso de uma palestra educativa. Por exemplo, no caso de uma palestra sobre investimentos financeiros, você deve evitar os termos técnicos caso o seu público seja leigo no assunto.

O ideal é criar um discurso que será direcionado à sua plateia, e não há forma melhor de envolver a atenção de terceiros do que por meio de risadas e piadas com contextos corriqueiros, em que todos vão se identificar com a situação. Desse modo, trabalhe o seu discurso respeitando o seu público-alvo para ter mais embasamento e saber até onde o seu humor pode ir sem passar dos limites.

2. Use alguns recursos tecnológicos em seu favor

Ao fazer uma apresentação de trabalho, por exemplo, com certeza, o seu objetivo será impressionar, visando àquela promoção de cargo tão esperada, não é mesmo? Logo, você deve caprichar na apresentação!

Para isso, conte com os recursos tecnológicos durante a sua exposição oral, como slides com design simples e conteúdo objetivo, microfone para que você não precise forçar a garganta para que todos escutem o que você está dizendo, apostilas e material de apoio para que todos possam acompanhar o seu discurso e anotar eventuais dúvidas que surjam e possam ser esclarecidas ao fim da apresentação, entre outros.

Porém, tenha em mente que os recursos não devem roubar a cena durante a apresentação, pois quem deve brilhar é você e o conteúdo que está sendo apresentado (que foi criado com os seus esforços, dedicação e empenho profissional). Os recursos são apenas adereços para auxiliar na otimização do que se busca informar e nunca serão o foco da atenção. Assim, use-os em seu favor e não contra você.

3. Pratique sempre

O talento, muitas vezes, faz parte da pessoa, porém, quando se trata da maioria, tudo se resume a muito treinamento e dedicação. Ou seja, se você não tem o tom de tocar piano de ouvido, tenha em mente que você pode adquirir essa habilidade se treinar tocar piano seguindo uma partitura. Para isso, será necessário fazer um curso de piano e praticar muito nas aulas e em casa, não é mesmo?

O mesmo se aplica a diversas outras situações, incluindo a habilidade de falar e se impor melhor em público. Assim, é fundamental treinar muito até que você se sinta completamente confiável diante do que foi praticado.

Para isso, o ideal é participar de cursos de oratória em que um profissional qualificado vai orientá-lo da melhor maneira possível para que você observe a sua postura, o seu vocabulário, o seu olhar, entre outros fatores que são essenciais para transmitir confiança e autoridade.

Além disso, deve-se praticar muito em casa, seja falando para você mesmo, seja treinando em frente a um espelho ou, então, gravando o seu discurso para escutá-lo diversas vezes até corrigir cada gaguejo, erro de dicção, realizar melhoria semânticas etc. Portanto, tenha em mente que o resultado será fruto de seus esforços e entrega para alcançar a excelência de atuação.

4. Evite repetições

É muito importante ter atenção nas repetições de palavras e expressões durante um discurso, pois elas podem atrapalhar na credibilidade e fluidez da ideia que está sendo construída verbalmente. Para evitar isso, o indicado é praticar muito o conteúdo que será discursado de forma a elaborar uma fala que não seja nem superficial, nem com enrolações.

Uma dica é ser objetivo e aproveitar o tempo disponível no discurso para dizer o máximo de informações diferentes que você puder a respeito do tema. Para isso, é essencial ter uma vasta bagagem sobre o conteúdo, o que pode ser feito com estudos e estratégias de memorização. Além disso, o treinamento oral do discurso fará toda a diferença para que as repetições sejam evitadas, principalmente durante o nervosismo e ansiedade, tendo em vista que você estará treinado e apto a controlar as suas emoções.

Ao colocar essas dicas em ação, fica muito mais fácil alcançar uma ótima desenvoltura na hora de se apresentar para um grande público, seja para prestar uma prova oral, para dar uma palestra, participar de uma dinâmica de grupo em que o emprego de seus sonhos está em jogo, entre outras situações profissionais e da vida cotidiana.

É muito importante realizar esse tipo de investimento em si mesmo, visando à melhora de seu desempenho oratório. Para isso, conte com o curso de oratória da Methodus para auxiliar no seu preparo, a fim de que você perca o medo de falar em público.

Viu como falar melhor em público pode ser uma tarefa mais simples do que você imaginava? Caso tenha fica alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos a ajudar da melhor maneira possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *