O que é poder de persuasão? Entenda sua importância!

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Existem diversos momentos nos quais queremos ou precisamos convencer alguém a tomar determinada atitude ou apoiar determinada ideia. Para fazer isso, é possível utilizar técnicas de persuasão para aumentar a confiança e convencer pessoas.

Neste texto, você entenderá o que é poder de persuasão e como ele se relaciona com a comunicação e oratória. Além disso, você também receberá algumas dicas de como aumentar o seu poder de persuasão de maneira simples e efetiva. Ficou curioso? Continue a leitura!

O que é poder de persuasão?

A persuasão é o ato de conseguir convencer outras pessoas a fazer determinadas ações ou mudar certos pensamentos. Ela não é um tipo de manipulação, já que a manipulação parte do princípio de se utilizar apenas de fatores emocionais para o convencimento do interlocutor.

No caso da persuasão, são utilizados fatores racionais e emocionais, provocando uma adesão consciente, pois a pessoa se convenceu de que determinada ação ou pensamento pode ser benéfico para ela.

A persuasão é utilizada em diversos segmentos, como elaboração de copys, estratégias de vendas, telemarketing, entre outros setores e atividades. Ela também pode ser utilizada no dia a dia, quando queremos convencer alguém de que determinada atitude ou pensamento é o ideal.

Qual a relação do poder de persuasão com a comunicação e oratória?

A persuasão está diretamente ligada à comunicação e oratória. Isso acontece porque é preciso se comunicar bem e falar as palavras certas no momento adequado para que os interlocutores entendam os seus pontos e se convençam de que você está falando a verdade e tem propriedade para falar sobre aquele tema.

A postura corporal nesses momentos também é muito importante, já que manter a coluna da maneira correta e evitar gestos que mostrem intimidação ou insegurança auxiliarão no convencimento e simpatia.

A persuasão pode auxiliar tanto na vida pessoal quanto profissional, já que é possível utilizar técnicas de persuasão em diversas situações. Mostrar-se uma pessoa confiante e que tem domínio sobre o que fala auxilia no desenvolvimento da sua carreira, já que mostra que você dará conta de realizar trabalhos mais importantes.

Como ter um alto poder de persuasão?

Agora que você entendeu melhor o que é poder de persuasão e como ela tem um fator importante na comunicação e oratória, está na hora de aprender algumas técnicas que podem ajudar a aumentar o seu poder de convencimento.

Entenda que persuasão é diferente de manipulação

Como falado anteriormente, persuasão e manipulação são duas técnicas diferentes. A manipulação se utiliza apenas do emocional para convencimento de uma ideia ou ação que será benéfica para apenas um dos lados.

Enquanto isso, a persuasão se utiliza de argumentos racionais e emocionais para o convencimento consciente do interlocutor, no qual origina em um resultado positivo para ambos os lados.

Fale o que as pessoas querem escutar

O grande truque da persuasão é justamente falar a frase ou a palavra certa no momento mais oportuno. Por isso, estude a pessoa que você quer convencer e fale exatamente as coisas que ela quer ouvir.

O ponto não é mostrar que ela está errada (se for o caso de uma mudança de pensamento ou atitude), mas orientá-la a pensar da maneira mais correta e lógica. Entrar em conflito apenas fará com que você perca credibilidade.

Além disso, é muito importante que você esteja ciente e acredite no que está falando. De maneira inconsciente, você demonstra confiança ou não nas informações que estão sendo ditas.

Cumprimente e faça elogios

É importante fazer com que a outra pessoa se sinta especial e bem ao falar com você, por isso, procure tratá-la sempre com cordialidade e faça elogios pontuais nos momentos corretos.

Destaque suas qualidades e conquistas e mostre como apoiar determinada ideia ou realizar certas ações podem otimizar os seus pontos fortes. A ideia de concordar com você deve partir dela em primeiro lugar.

Seja persistente

Não desista na primeira tentativa, continue tentando novas técnicas e formas de aprimorar o seu poder de persuasão. Entretanto, é importante não ser invasivo demais com a mesma pessoa.

Ficar horas e horas insistindo em um mesmo ponto fará com que o seu interlocutor fique estressado e a relação de vocês se abale. Por isso, procure agir de maneira natural e paciente.

Mostre um sentido de urgência

Outra técnica para melhorar o seu poder de persuasão é mostrar urgência na tomada de determinada ação. Na área de vendas, é comum que sejam feitas promoções relâmpago, em que a pessoa tem determinado horário ou dias para realizar uma compra a um preço mais baixo do que o usual.

Assim, a pessoa se sentirá mais tentada a tomar determinada ação, pois sabe que tem pouco tempo para decidir e que se ela não agir logo, poderá perder uma oportunidade única.

Seja flexível

É importante que você não tenha uma postura rígida ou intimidadora. É preciso buscar a simpatia e confiança das pessoas, não o medo. Por isso, seja flexível e busque diversas maneiras criativas e amigáveis de atingir seus objetivos.

Procure adaptar a sua comunicação e abordagem de acordo com o perfil do interlocutor. Algumas pessoas podem se convencer mais rápido com uma conversa mais humorada. Já outras, preferem se pautar em dados e análises mais sérias.

Valorize a sua imagem

Não são apenas a conversa e a postura que podem auxiliar no aumento do seu poder de persuasão: a sua imagem também é um fator importante, já que será a sua primeira impressão para as pessoas.

Procure se vestir bem e de maneira adequada, mostrando seriedade, mas sem intimidar. Também é importante contextualizar as suas vestimentas com a ocasião e períodos atuais.

E então? Entendeu o que é poder de persuasão, como ele se relaciona com a comunicação e oratória, além de receber algumas dicas de como aumentar o seu poder de persuasão? Agora, você conseguirá transparecer mais confiança e convencer as pessoas muito mais facilmente!

Ter uma boa oratória é um fator decisivo para a eficiência da sua estratégia de persuasão. Por isso, leia algumas técnicas para melhorar a sua apresentação comunicativa!

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