6 técnicas de produtividade e organização para você experimentar

Tempo de leitura: 6 minutos

A produtividade e a organização são de extrema importância no ambiente de trabalho. É por meio dessas ações que você conseguirá executar as suas tarefas com mais eficiência e, ao mesmo tempo, diminuirá a necessidade de retrabalho por conta da falta de foco e atenção.

Você já se deparou com um prazo apertado? Já teve de refazer algo em pouco tempo? Já precisou fazer horas extras para dar conta das suas obrigações? Pois bem, isso tudo pode ser fruto da falta de organização, que afeta diretamente o seu desempenho profissional.

Para ajudar você a melhorar o seu desempenho e destacar os seus pontos fortes, listamos neste artigo algumas técnicas de produtividade e organização muito importantes que ajudarão você a ser um profissional melhor. Acompanhe!

Como se adaptar às técnicas de produtividade e organização?

Nesse momento, você precisa ter em mente que precisará mudar os seus hábitos. Por exemplo, se a primeira coisa que você faz ao chegar ao escritório é checar sites aleatórios, como previsão do tempo ou notícias do dia a dia, isso precisa ser evitado. Tudo dependerá da sua força de vontade para fazer com que os planos saiam do papel.

Nesse sentido, liste todos os hábitos que você sabe que prejudicam a sua produtividade. Feito isso, tome atitudes para se livrar deles, como deixar o smartphone fora do seu alcance.

Ao colocar em prática as técnicas que listamos a seguir, saiba que você pode personalizá-las de acordo com o seu perfil, a fim de facilitar a adaptação.

Quais são as principais técnicas de produtividade e organização?

Existem muitas técnicas de produtividade e organização que você pode colocar em prática. Neste artigo, listamos as 6 principais. Confira!

1. Avaliar os seus hábitos de procrastinação

Como dito, existem muitos hábitos que incentivam você a procrastinar as suas obrigações, como mexer no celular frequentemente, visitar sites que não estão ligados ao seu trabalho, focar em atividades que não têm relação com o seu serviço, entre outros. 

O problema é que você sabe que uma hora ou outra suas tarefas precisam ser executadas, mas a procrastinação faz com que você deixe tudo para a “última hora” e, com isso, as atividades não são concluídas com eficiência.

Levando isso em consideração, você precisa avaliar esses hábitos de procrastinação e tomar atitudes para que eles não se repitam mais. Se necessário, desligue seu smartphone enquanto está no trabalho, por exemplo. São pequenas ações que farão toda a diferença no final do dia.

2. Eliminar as distrações do ambiente

Ambientes barulhentos costumam contribuir muito para a distração. No entanto, se você trabalha em um local com muitos ruídos, opte por usar fones de ouvido para ouvir músicas que ajudam na concentração.

Já falamos do celular, mas ainda temos o problema com a internet, que muitas vezes é usada para fins não profissionais. Para ajudar você e eliminar esse mau hábito, experimente criar em seu computador um perfil profissional e bloqueie os sites que você não utiliza para executar as suas tarefas. Assim, ficará mais fácil evitar esse tipo de distração.

Em relação aos colegas que gostam de conversar com você, explique para eles que em alguns momentos você precisa focar e que depois voltará a conversar com eles. 

3. Organizar a estação de trabalho

A sua estação de trabalho precisa sempre estar organizada. Isso é importante para que você possa ter mais controle sobre as suas atividades profissionais, evitar que tarefas urgentes sejam deixadas de lado e que prazos sejam perdidos.

Sendo assim, mantenha em sua estação de trabalho somente o necessário. Os objetos em excesso devem ser guardados em seus devidos lugares ou, se necessário for, eliminados. Ao fazer isso, você perceberá que a sua produtividade e desempenho melhorarão e sempre que alguém solicitar algo, será possível identificar com rapidez em que fase determinada tarefa está.

4. Utilizar um aplicativo

Existem diversos aplicativos que podem ser utilizados com técnicas de produtividade e organização, como é o caso do Pomodoro e do Trello. O app do Pomodoro vai cronometrar 30 minutos nos quais você deve focar em suas atividades profissionais. Feito isso, ele dará mais 5 minutos para descansar. Nesse momento, você pode tomar um café e conversar com seus colegas.

Já o app do Trello ajuda a organizar a sua rotina profissional, possibilitando que você liste suas tarefas, crie checklists e, ainda, compartilhe com os colaboradores envolvidos a execução de cada obrigação.

É claro que existem muitos outros, basta fazer uma pesquisa rápida na internet para analisar quais deles atendem melhor às suas necessidades.

5. Fazer uma boa gestão de tempo

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de tempo é priorizar as suas tarefas urgentes para que você não se sinta sobrecarregado ao longo do dia. Após eliminar essas tarefas, você pode focar nas demais atividades tranquilamente.

É interessante que você liste as tarefas que precisam ser executadas no dia anterior. Assim, ao chegar no trabalho, é possível identificar quais delas precisam ser feitas primeiro e quais podem ser delegadas a outros colaboradores. Se achar necessário, reúna-se com a sua equipe para que juntos possam determinar o que é ideal para melhorar a produtividade de todos.

6. Estabelecer metas e objetivos

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de estabelecer metas e objetivos. Principalmente quando há um volume muito grande de obrigações, fica difícil de identificar quais tarefas precisam de uma atenção especial e quais podem ser postergadas. 

Ao estabelecer seus objetivos e metas, você conseguirá se organizar para encontrar soluções importantes para a empresa. Por exemplo, se a produtividade não está como esperado, é possível estabelecer metas que motivarão os colaboradores a melhorarem seu desempenho.

Como você pode perceber, as técnicas de produtividade e organização podem ser aplicadas facilmente no seu dia a dia. No entanto, é preciso ter foco e se conscientizar da necessidade da mudança de hábitos para fazer com que a execução dessas técnicas sejam eficientes para melhorar o seu desempenho profissional

Quer ter acesso a mais dicas incríveis como estas? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *