Blog
Desenvoltura: Veja Dicas Para Falar em Público.
- 19 de agosto de 2015
- Postado por: Prof. Alcides Schotten
- Categoria: curso de oratória
Profissionais que conhecem dicas para falar em público focam sua atenção nos argumentos, sim. Mas sabem que o que mantém os ouvintes atentos são os movimentos do corpo e a modulação da voz – conheça dicas para falar em público.
Para falar bem é preciso, acima de tudo, muito treino. Não é somente de palavras rebuscadas que se faz um belo discurso. Dicção e postura também demonstram o quão bem instruído se está, o que também pode depender muito da respiração.
Dicas Para Falar em Público
Por mais que saiba de todas as questões que irá abordar em seu discurso, não saber respirar direito pode ocasionar em hesitações, interrupções desnecessárias e longas pausas para voltar a respirar. Esse problema pode ser suscitado por puro nervosismo e ansiedade, mas seguindo as dicas abaixo há como controlar a si mesmo e garantir uma melhor desenvoltura para falar a qualquer momento.
Respiração
Verifique como você costuma respirar durante uma apresentação. Procure ver se inspira e expira corretamente, se não faz isso pela boca ou se em algum momento fica com falta de ar. Gravar em vídeo (ou mesmo em áudio) pode ajudar a encontrar mais facilmente seus erros. Um curso de oratória, por exemplo, vai dar mais base à sua capacidade de concentração e respiração.
Leitura em voz alta
Como é muito importante que a respiração não falhe na “hora h”, a dica é treinar em casa lendo em voz alta. Isso te faz memorizar textos mais facilmente e reeduca a respiração enquanto se fala.
Exercícios físicos
Praticar exercícios aeróbicos estimula o organismo a expandir os pulmões para uma maior entrada de ar. Caminhadas ou yoga trabalham diminuindo a rigidez e a tensão dos músculos enquanto também ensinam a respirar melhor. São maneiras de estar melhor treinado fisicamente, o que, como consequência, também fortalece a mente.
Profissionais que causam impacto em público estão muito mais focados nos ouvintes do que na lógica linear dos seus argumentos.