Saiba Quais Vitaminas Estimulam a sua Memória.

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É possível influenciar a capacidade que o cérebro tem de reter as informações, se ingerirmos vitaminas estimulam a memória.

Vitaminas estimulam a memória

O cérebro humano consome 20% da energia que produzimos e ele representa apenas 2% do peso do corpo humano.

O sistema nervoso e a parte do cérebro que é responsável pela memória funcionam de forma complexa, envolvendo uma série de elementos.

Por isso, algumas falhas e problemas para guardar informações simples podem ser consequência de algum tipo de desequilíbrio nessa delicada estrutura.

Além de doenças do sistema nervoso, como o mal de Alzheimer, e traumas cerebrais, a deficiência de algumas vitaminas e hormônios pode causar problemas transitórios na memória.

Ainda que seja sempre importante exercitá-la e mantê-la em constante atividade.

Conheça abaixo as principais vitaminas que atuam sobre a memória:

Vitamina D

Presente naturalmente no organismo e ativada pelo contato com o sol, a vitamina D é fundamental para a realização das atividades cognitivas e dos impulsos nervosos.

Esse composto também é fundamental para a manutenção das células e tecidos, retardando o seu envelhecimento e mantendo a memória ativa.

Por isso, é de extrema importância verificar os níveis de vitamina D no corpo, sobretudo em idosos ou pessoas com outros tipos de doenças do sistema nervoso.

A exposição solar deve ser diária e em horários em que a incidência está mais leve, como no começo da manhã ou no final da tarde.

Vitamina K

A vitamina K é fundamental para uma boa coagulação sanguínea.

Em níveis adequados, ela evita que o sangue fique extremamente espesso ou com pouca habilidade de coagulação.

Ou seja, diminui as chances de obstrução de veias e artérias, levando a quadros mais sérios de de circulação.

Ou ainda que o sangue escoe em excesso quando houver cortes ou outros tipos de fontes de vazão.

Além disso, o sangue precisa manter as suas taxas de coagulação estáveis para ter um fluxo adequado.

Isto é fundamental para a realização dos impulsos nervosos e o bom funcionamento da memória.

Por isso, a vitamina K tem influência direta na capacidade de memória.

Falhas e deficiências podem ser um sinal de que os níveis desse nutriente estão fora dos padrões esperados.

Os alimentos que mais contêm vitamina K são as hortaliças, como acelga, alface, repolho e rúcula.

Vitamina B12

Responsável pela formação das hemácias e, consequentemente, pela oxigenação do cérebro e pela saúde do sistema nervoso.

A vitamina B12 pode causar lapsos de memória e outros problemas neurológicos quando está em níveis abaixo dos recomendados no organismo.

Esses problemas, contudo, são mais significativos em pessoas idosas.

Já que a capacidade do organismo em absorver a vitamina B12 decresce com a idade.

Outros sintomas da falta dessa vitamina no corpo são fadiga, tremores, pressão baixa e outros distúrbios de humor, como tristeza ou depressão.

Os alimentos que mais contêm vitamina B12 são os de origem animal, sobretudo o fígado e as carnes vermelhas em geral.

O excesso de informações pode afetar a permanência dos registros na mente humana.

É interessante também praticar técnicas de memória voltadas para aprendizagem de volumes de informações.

Vitaminas Estimulam a Memória

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