Qual a importância da linguagem corporal para a sua imagem?

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual a importância da linguagem corporal

As pessoas se comunicam de diferentes formas. Não existe apenas a linguagem verbal, caracterizada na nossa fala. O modo como nosso corpo se expressa também pode indicar muitas coisas sobre o que queremos passar.

Neste texto, você entenderá qual a importância da linguagem corporal, em quais situações ela pode ser usada e como identificar bons e maus sinais corporais. Boa leitura!

Em quais situações a linguagem corporal pode ser usada?

A linguagem corporal pode ser utilizada em diferentes situações: quando se quer impressionar alguém, demonstrar confiança ou até mesmo entender qual a real mensagem que outra pessoa está tentando passar.

No meio profissional, ela pode ser usada para auxiliar em uma apresentação importante, para conseguir um aumento, resolver mais facilmente um conflito, bem como outras atividades cotidianas da área.

Caso você ainda não esteja empregado, poderá usar a linguagem corporal nas entrevistas de emprego e networking, como uma maneira de mostrar profissionalismo e confiança.

Assim, ao utilizar a linguagem corporal, você conseguirá se comunicar melhor com as pessoas e atingir mais rapidamente os objetivos que almeja, bem como conseguir se expressar bem mais facilmente.

Investir na sua linguagem corporal pode trazer muitos benefícios para você. Um deles é que você vai melhorar a sua comunicação, uma vez que conseguirá demonstrar a sua fala com muito mais clareza e confiança.

Além disso, você conseguirá alinhar o seu corpo de acordo com o que você está dizendo, fazendo com que as pessoas realmente prestem atenção no seu discurso e você seja validado mais facilmente.

Quais os exemplos de linguagem corporal negativa e positiva?

Existem dois tipos principais de linguagem corporal: a negativa e a positiva. A negativa demonstra emoções que podem não ser bem vistas pelas outras pessoas, enquanto as positivas auxiliam a formar uma boa imagem do interlocutor.

Linguagem corporal negativa

A linguagem corporal negativa são ações que podem demonstrar aspectos negativos das nossas emoções no momento, como nervosismo, incerteza ou até mesmo evidenciar quando estamos mentindo.

Alguns exemplos de linguagem corporal negativa são: mãos na boca, lábios cerrados, olhar sem direção, entre outros. É importante conhecer quais ações negativas costuma fazer e evitá-las.

Muitas vezes, não conseguimos notar em nós mesmos os nossos vícios em linguagem corporal, dessa forma, acabamos passando uma imagem negativa mesmo sem perceber, o que resulta em uma imagem ruim.

Busque a ajuda de um colega de trabalho ou outra pessoa para identificar a sua linguagem corporal negativa, para que você consiga trabalhar esses pontos e substituí-los por uma postura mais positiva.

Linguagem corporal positiva

Já a linguagem corporal positiva é aquela que demonstra aspectos positivos da nossa fala e faz com que as outras pessoas prestem atenção e confiem no que estamos falando, auxiliando na entrega da mensagem.

Alguns exemplos de uma linguagem corporal positiva são: postura neutra, cumprimento assertivo, fala de maneira calma e pausada, entre outras atitudes que evidenciam confiança, clareza e conhecimento sobre o que está sendo falado.

Nem sempre conseguimos ter uma postura perfeita já nas primeiras tentativas. Por isso, o treino é muito importante. Sempre que você for policiar nos seus discursos sobre a sua linguagem corporal, você terá mais êxito.

Além disso, a sua linguagem corporal positiva se dará de maneira muito mais natural, fazendo com que as pessoas notem uma postura mais confiante e profissional da sua parte, conseguindo ganhar mais credibilidade.

Quais dicas posso utilizar para ter uma melhor linguagem corporal?

Como aplicar a linguagem corporal na prática e começar a colher os seus resultados? Existem algumas dicas que podem ser utilizadas para começar a ter uma melhor postura em suas conversas.

A primeira delas é começar a adotar gestos que convencem. O jeito como você movimenta os braços, a boca, bem como para onde você olha podem facilitar ou dificultar a mensagem com a qual você quer passar.

Além disso, é importante ter uma boa articulação das palavras, mantendo um ritmo na fala e se mostrando sempre claro. Também é importante adaptar o seu discurso com o tipo de pessoa que está conversando.

Manter uma cara ameaçadora ou triste não vai ajudar você a ter uma boa linguagem corporal. É importante sorrir, mas sem exageros. Ao sorrir com frequência, você poderá dar a impressão de falsidade ou de o seu discurso ser artificial.

Você conhece o “gesto do abraço”? Esse é um truque utilizado por alguns comunicadores: ao mostrar as palmas das suas mãos enquanto conversa, você mostra, primitivamente, que está desarmado e que veio com a melhor das intenções.

Os seus olhos também dizem muito sobre você e o que está querendo passar para as outras pessoas. O ideal é que você tenha um “olhar profissional”, mirando seus olhos de maneira paralela aos do interlocutor, fixando-se na testa.

Qual a importância de saber interpretar a linguagem corporal?

Assim como é importante entender como a linguagem corporal funciona e aplicá-la nas suas conversações, também é interessante entender como ler essas ações em outras pessoas, para conseguir entender as suas reais intenções.

Dessa forma, você conseguirá avaliar se uma pessoa está muito nervosa ou até mesmo escondendo uma informação importante de você. Da mesma maneira, conseguirá verificar se determinado colega de trabalho está com uma postura adequada e seguro do seu trabalho ou ponto que está defendendo.

Você conseguirá utilizar a linguagem corporal em seu favor, além de não se deixar enganar por ela ao conversar com outras pessoas. Além disso, poderá encontrar os funcionários mais dedicados e confiantes das suas funções para atividades e cargos mais importantes dentro da instituição.

Para isso, é importante sempre praticar durante as suas conversações e, ao mesmo tempo, analisar o comportamento de outras pessoas que estejam falando com você ou com pessoas próximas.

Assim, entendendo melhor o que é e qual a importância da linguagem corporal, você vai conseguir fazer melhor uso dela nas suas conversações e reuniões importantes, tendo muito mais destaque profissional e na carreira.

Quer aprender, na prática, como se expressar melhor? Então confira agora mesmo este outro artigo em nosso blog em que explicamos melhor sobre esse tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *