O que é a leitura dinâmica? Confira como ela pode auxiliar sua carreira

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é leitura dinâmica? Apesar de muitas pessoas já terem ouvido falar sobre essa técnica de leitura, não são todos que sabem, verdadeiramente, como ela deve ser aplicada e no que ela consiste.

A leitura faz parte do cotidiano de qualquer indivíduo, especialmente na era da comunicação e da tecnologia que vivemos hoje em dia e, quando ela se torna dinâmica, é capaz de auxiliar diretamente na vida pessoal e profissional de um indivíduo.

Se você deseja descobrir o que é leitura dinâmica e mais detalhes sobre o tema, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!

O que é a leitura dinâmica e como ela funciona?

Inicialmente, o primeiro passo para entender sobre o tema é descobrir, de fato, o que é a leitura. De maneira resumida, trata-se de um processo de decodificação que ocorre em duas etapas. De início, a pessoa vê símbolos (como letras, pontuação e acentos) e, em seguida, consegue converter esses símbolos em um significado.

A leitura dinâmica, por sua vez, é uma técnica de leitura que consiste em um conjunto de métodos que tem como objetivo tornar a leitura do indivíduo mais rápida e eficaz, sem prejuízo das informações, ou seja, sem deixar de entender e absorver o conteúdo que foi lido.

Dessa maneira, a leitura dinâmica é uma técnica que tem como objetivo acelerar a velocidade de leitura sem gerar prejuízos à retenção e à compreensão das informações. Pode ser usada para livros físicos, textos on-line, entre outras formas de leitura, sempre com o objetivo de ler de maneira clara, mas de forma mais rápida.

O cérebro de um leitor comum executa a tarefa de ler no tempo médio de 1 segundo por palavra. Já o leitor dinâmico precisa de, em média, 1/4 desse tempo, ou seja, alguns milissegundos.

O passo fundamental para entender o funcionamento da leitura dinâmica e dominar essa prática é entender que o cérebro é o grande responsável pela leitura, assim como os olhos contam com um papel fundamental, uma vez que são eles que enxergam as palavras que o cérebro deve decodificar.

Portanto, é importante ler cada vez mais e buscar aprimorar a leitura e a interpretação, a fim de expandir o vocabulário e adquirir conhecimento.

Qual é a importância da leitura dinâmica?

Como citamos no começo do texto, a leitura dinâmica é capaz de auxiliar tanto na vida quanto na carreira de um indivíduo. Dessa maneira, vamos aprofundar, a seguir, ainda mais sobre o tema, a fim de demonstrar a importância dessa técnica de leitura e as suas principais vantagens. Veja!

Estimula o raciocínio mais rápido

Na leitura dinâmica há o preceito de que é importante seguir em frente com a leitura mesmo nos casos em que o trecho ficou um pouco confuso. Essa situação pode ocorrer justamos porque, ao praticar a técnica, pulamos algumas palavras e ficamos preocupados por pensarmos que perdemos alguma informação relevante.

Ocorre que a chave da leitura dinâmica consiste, justamente, em entender o conjunto das ideias e não cada palavra por si só. Assim, mais do que entender cada uma das palavras que foram usadas em um texto e a sua ordem para decorá-las, essa técnica permite que o conceito seja verdadeiramente entendido — fator que, sem dúvidas, estimula o raciocínio lógico e o torna mais rápido, uma vez que nossa memória é estimulada para assimilar as informações de forma organizada e clara.

Contar com o raciocínio mais rápido, por sua vez, é capaz de ajudar em diferentes setores da vida de uma pessoa, pois pode ajudá-lo a entender melhor uma prova, a executar com mais eficiência o seu trabalho, entre outros fatores.

Auxilia na tomada de decisões

Em um dia o nosso cérebro precisa processar uma grande quantidade de informações de maneira rápida e eficiente. Nós lemos diariamente diferentes notícias, relatórios, e-mails e postagens, por exemplo, sendo que muitas dessas informações são necessárias para tomadas de decisões.

Ao aplicar as técnicas corretas de leitura dinâmica é possível aumentar de maneira considerável a sua velocidade de leitura, o que faz com que você conte com um grande acervo mental de informações úteis para tomar decisões inteligentes e acertadas.

Ajuda você a se manter atualizado

Todos sabem que a leitura é fundamental para aprofundar conhecimento, para aprender a argumentar e para se manter atualizado em assuntos relevantes. Os profissionais bem-sucedidos estão sempre em busca de aprender novas coisas para se manterem atualizados — o que é ainda mais relevante na era da tecnologia e da comunicação que vivemos atualmente, que conta com mudanças contínuas.

Assim, a leitura dinâmica é capaz de ajudá-lo a se manter atualizado, uma vez que é possível ler uma quantidade maior de livros, notícias, documentos e jornais em muito menos tempo, fator que é capaz até mesmo de impulsionar a sua carreira.

Aumento da produtividade

Quando uma pessoa consegue ler e assimilar as informações de maneira mais ágil, ela conta com mais tempo para executar as demais tarefas de seu cotidiano. Se anteriormente você gastava 2 horas para realizar as suas leituras diárias, ao aplicar as técnicas de leitura dinâmica é possível reduzir esse tempo pela metade, por exemplo.

Com isso, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades, como novos projetos e trabalhos ou até mesmo para os exercícios relacionados ao lazer, como assistir a filmes e seriados. Dessa maneira, o dia é capaz de se tornar muito mais produtivo.

Assim, ao aplicar a leitura dinâmica em sua vida você não deve mais ter a sensação, ao final da noite, de que perdeu todo o seu dia inteiro tentando ler uma coisa só, uma vez que você se torna muito mais produtivo.

Maior concentração

Cada pessoa conta com o seu próprio período de concentração e foco. Existem indivíduos que conseguem estudar por 1 hora de maneira plena, já outras pessoas conseguem por 2 horas, por exemplo. Após esse período a tendência é que o cérebro se canse e o ritmo diminua.

Contudo, ao dominar a leitura dinâmica é possível encaixar muito mais conteúdo e assimilar muito mais informações dentro do seu tempo de concentração. Além disso, ao praticar a técnica, exercitamos a nossa capacidade de concentração, por isso a tendência é que ela aumente.

Agora que você já sabe o que é leitura dinâmica e a sua verdadeira importância, deve ter percebido que ela é capaz de auxiliar em diferentes áreas da vida de uma pessoa. A maneira mais eficaz para aprender sobre a técnica e tornar o seu conhecimento cada vez mais diverso e rico é realizar um curso de Leitura Dinâmica e Memorização, como o da Methodus.

Se você gostou das informações que apresentamos neste post, continue a visita em nosso blog e conheça os benefícios da leitura dinâmica em cada fase da vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *