Como ler mais em menos tempo: conheça essas 4 dicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você estiver procurando formas de adquirir novos conhecimentos para progredir na carreira, nos estudos ou mesmo para aprimorar o vocabulário e dinamizar o raciocínio e a interpretação, certamente gostará de saber como ler mais rápido, não é mesmo? Com a correria do dia a dia, ter a capacidade de ler com velocidade é essencial para quem que alcançar metas no campo do conhecimento.

Seja para enfrentar um vestibular ou fazer um concurso público a leitura rápida também precisa ser parte da rotina para que você consiga atingir os objetivos. Acredite, só é preciso seguir alguns passos fundamentais como ler muitos textos de diferentes gêneros, evitar a vocalização do que se lê na mente, entre outros. Ao longo do tempo, você adquire prática e melhora o desempenho na leitura de qualquer tipo de conteúdo.

Continue a leitura pois daremos algumas dicas infalíveis para que aprenda como ler mais rápido!

Quais são os benefícios da leitura?

Ao otimizar nosso desempenho na leitura, nos beneficiamos tanto na vida pessoal como na profissional — ler livros educativos ou de entretenimento nos proporciona uma vida com mais prazer e conhecimentos em diversos assuntos.

A leitura é fundamental também para a evolução rápida na carreira, uma vez que você será mais produtivo e eficiente no ambiente laboral se aprimorar seu vocabulário e dinamizar o raciocínio e a interpretação de textos, como dissemos anteriormente. Além disso, ganhará novas habilidades e descobrirá novos horizontes.

Portanto, quem busca crescer na vida profissional e ter mais realizações no âmbito do autoconhecimento precisa investir em mecanismos que proporcionem mais eficiência na prática da leitura rápida. Para isso, deve-se treinar muito por meio da leitura de diferentes estilos literários e investir na própria educação realizando cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional que promovam o conhecimento em técnicas da leitura dinâmica

Como alcançar uma leitura veloz?

Para usufruir de todos os benefícios já mencionados, é preciso adquirir alguns costumes na rotina e durante o próprio ato de se ler.

1. Evite vocalizar a leitura na mente

O hábito de vocalizar a leitura na mente é, geralmente, adquirido na infância quando a pessoa é ensinada a ler em voz alta. Esse costume é, na verdade, um grande atraso para o desenvolvimento de uma leitura dinâmica porque distrai, prejudicando a velocidade. Portanto, é preciso evitar a vocalização por meio do treino constante e algumas técnicas.

Por exemplo, ao praticar a leitura silenciosa evite ler palavra por palavra das frases. O indicado para uma leitura rápida é ler em blocos, ou seja, as palavras-chaves do texto que são essenciais para que você entenda perfeitamente todas as informações em um menor tempo.

Para isso, utiliza-se uma técnica chamada de scanning, em que se identifica os termos mais importantes do conteúdo para que a compreensão seja total, eficaz e rápida. Logo, se nos concentrarmos nas palavras mais relevantes, o tempo da leitura será menor e a memorização muito maior.

2. Evite a releitura de trechos do texto

A releitura de pequenos trechos do texto é um grande atraso para a leitura veloz e de alto desempenho. Além disso, ela ocorre quando o leitor não está concentrado e não tem algumas habilidades básicas, como prática aprimorada, um vocabulário vasto, experiência em ler em blocos, entre outros. O resultado será um ritmo lento de leitura e com muitas dificuldades de assimilação. Logo, é preciso treinar adequadamente a fim de otimizar o tempo da leitura.

Caso você note que está lendo o mesmo trecho diversas vezes — sem lembrar o que está sendo dito, evite a frustração e não retorne a ler o mesmo parágrafo, pois isso atrapalha o rendimento. O recomendado é passar para o parágrafo seguinte para acelerar o ritmo da leitura. Com certeza, se o que foi dito for essencial para o entendimento do conteúdo, será repetido posteriormente. 

Lembre-se de que a habilidade de ler de forma veloz é um hábito que se adquire por meio do treino das técnicas de leitura. É preciso exercitar os olhos, concentrar a atenção e investir em tempo de treinamento. Uma dica é começar a prática das técnicas com textos fáceis e que já são de seu conhecimento. Com isso, você poderá observar como aplicar os ensinamentos da leitura dinâmica apropriadamente.

3. Invista em cursos de leitura dinâmica

É essencial investir no seu próprio aprendizado e capacitação por meio de um curso de leitura dinâmica de qualidade. É no curso que você terá acesso as principais técnicas para otimizar o tempo da sua leitura.

Você poderá contar com professores preparados para lhe guiar da melhor maneira possível em cada etapa do aprendizado. Caso se depare com algum obstáculo ao longo do caminho, como dificuldade para se concentrar, vocalização de parágrafos etc, você terá o apoio de profissionais capacitados a orientá-lo adequadamente. 

4. Pratique sempre

Para alcançar a melhor técnica de leitura rápida é preciso muita prática. Com isso em mente, separe sempre um horário do dia em que terá mais tranquilidade para se dedicar ao treinamento. É importante ter em mente que precisará concentrar todo o seu foco apenas na leitura. Portanto, procure um local silencioso e confortável para realizar se exercitar.

A leitura constante de literaturas diversas é fundamental para que você ganhe mais experiência em vários tipos de linguagem e adquira mais vocabulário também. No início do treinamento, leia textos menores e com uma linguagem mais fácil, como revistas de notícias sobre o cinema ou sobre decoração, revistas em quadrinho, notícias sobre entretenimento na internet etc. Ao longo do tempo, será possível sentir uma evolução na velocidade da leitura, o que quer dizer que chegou o momento de passar para textos mais difíceis.

Em seguida, passe a ler textos com um vocabulário mais rico, como notícias sobre o mundo, artigos sobre algum tema que seja de seu interesse, entre outros. O próximo passo é a leitura de livros, apostilas de concurso e outros materiais de estudos. Por fim, essa técnica lhe proporcionará familiaridade com conteúdos de diversas naturezas e formatos — o que fará com que leia variados gêneros literários e todos os materiais necessários para impulsionar o sucesso da sua carreira, sem perda de desempenho.

Com essas dicas fica mais fácil desenvolver uma boa técnica de leitura veloz, não é mesmo? No início, com certeza, será um grande desafio, mas com o tempo você adquirirá cada vez mais experiência e desenvoltura nesse tipo de atividade. Então, continue praticando sempre que possível a fim de melhorar a sua capacidade de extração de informações cruciais nos textos com mais rapidez. 

Agora que você já sabe como ler mais em menos tempo, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você fica sempre por dentro de todas as nossas novidades. Vale a dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *