Como fazer leitura dinâmica? Veja 5 técnicas infalíveis!

Tempo de leitura: 6 minutos

O treinamento de como fazer leitura dinâmica é fundamental para aprimorar essa habilidade tão importante para quem quer absorver conhecimentos variados de forma rápida e prática. Afinal, com esse tipo de leitura pode-se assimilar diversas informações ao mesmo tempo, em que há a total retenção do que foi lido de forma eficiente e produtiva.

Assim, é essencial saber por onde começar para que os exercícios praticados proporcionem excelentes resultados por meio de uma ótima desenvoltura de compreensão e muita agilidade ocular. Para tanto, preparamos algumas dicas infalíveis de como realizar um treinamento que seja totalmente satisfatório. 

Confira a leitura a seguir e veja como fazer leitura dinâmica de forma simples e prática agora mesmo!

1. Aqueça os olhos

Aquecer os olhos é uma etapa fundamental para preparar esse órgão do corpo para o trabalho que se exige deles. Da mesma forma como é necessário alongar os músculos do corpo ao iniciar um treinamento físico, o mesmo cuidado deve ser feito com os olhos.

Assim, por meio do alongamento, pode-se alongar as fibras dos olhos fazendo com que elas fiquem mais flexíveis, o que proporcionará um movimento ocular mais relaxado e solto. Além disso, os músculos da parte externa dos olhos ficarão mais fortes e fáceis de serem controlados.

Inicie a fase do aquecimento ocular esfregando as mãos até que elas fiquem quentes. Depois, encoste os dedos de forma leve sobre os olhos fechados por cerca de 10 segundos. Vale ressaltar que pessoas que usam lentes de contato devem retirá-las para evitar irritações.

Em seguida, faça o alongamento olhando para a direita o mais longe que conseguir por cerca de 5 segundos. Lembre-se de não mover a cabeça, apenas os olhos se movimentarão. Não há problemas em piscar durante o exercício.

Após os 5 segundos, repita o mesmo passo olhando para o lado esquerdo. Depois, faça o mesmo olhando para cima e para baixo. É interessante fazer esse exercício 2 vezes por dia e sempre que for realizar uma leitura dinâmica.

2. Evite distrações

Para desenvolver a técnica da leitura dinâmica de forma ágil e eficiente, é importante praticar em um ambiente silencioso e tranquilo. Com isso em mente, é essencial não estar perto da TV ligada, desligar o celular, suspender as atividades do computador e se isolar de outras distrações (ruído da janela, barulho do ventilador ligado, animal doméstico pedindo atenção etc.).

O ideal é estar sentado em uma cadeira confortável, em um local com excelente iluminação. Assim, você poderá dedicar a sua atenção total ao texto com mais facilidade.

Ao começar o treino, evite interrupções. Ou seja, após iniciar o processo da leitura, procure terminá-la antes de realizar qualquer outra tarefa que possa distraí-lo.

3. Exercite para não subvocalizar as palavras

A subvocalização ocorre quando escutamos a nossa própria voz dentro de nossa mente ao ler um texto. Esse hábito é algo adquirido na fase da alfabetização, uma vez que as crianças são ensinadas a ler em voz alta. Ela desconcentra, já que é preciso ler palavra por palavra para dar sentido ao som mental da leitura.

Com isso, a velocidade apropriada da leitura dinâmica é prejudicada, que deve ser feita por blocos, e não unidade de palavras. Ou seja, você deverá visualizar a mensagem que o bloco de palavras quer transmitir.

A perda de tempo pronunciando palavra por palavra no subconsciente também gera a releitura, pois a concentração se foca no som e não assimila a interpretação correta do texto. Portanto, é preciso praticar a leitura em blocos a fim de evitar o hábito de pronunciar as palavras.

4. Aplique a estratégia de skimming e scanning

Uma técnica utilizada na leitura dinâmica é a de skimming, que significa realizar uma pré-visualização no texto. Ou seja, passar os olhos rapidamente sobre o conteúdo para assimilar informações básicas, como o título do livro, o nome do autor, qual é a editora que publicou o material, o teor do índice etc. Dessa maneira, você terá informações suficientes para saber se determinada leitura é de seu interesse ou não.

Ao aplicar a técnica de scanning, você passará os olhos pelo texto e retirará palavras-chaves das frases de forma rápida, a fim de identificar a ideia central do tema que está sendo tratado. Logo, será possível extrair a ideia principal do texto de forma simples e prática, sem ter de lê-lo na íntegra.

São estratégias que otimizam o tempo de leitura, em que você poderá dedicar a sua atenção ao que realmente seja importante e de seu interesse.

5. Aumente o grau de dificuldade com o tempo

Ao iniciar os treinamentos da leitura dinâmica, o recomendado é praticar lendo algum texto que você tenha total conhecimento de seu conteúdo. Ou seja, procure um texto que você domine o assunto, pois isso facilitará a fase de familiarização com o processo de leitura veloz. Prefira textos menores também e vá aumentando o tamanho da leitura com o tempo.

Ao sair do texto que seja de sua zona de conforto, leia um texto simples e pequeno, como uma notícia de jornal sobre alguma celebridade. Com o tempo, passe para notícias com mais dados e informações substanciais. Em seguida, será possível ler um livro de Machado de Assis, por exemplo.

Tenha em mente que a leitura dinâmica é fruto de muita prática. Vale ressaltar que quanto maior for o seu repertório de vocabulário, mais ágil será a sua leitura! Isso acontece tendo em vista que você terá mais facilidade com o entendimento do texto sem perder tempo. Uma dica nesse cenário é estar sempre lendo para adquirir conhecimento de palavras novas.

Com essas dicas fica muito mais fácil implementar as técnicas da leitura dinâmica no dia a dia, não é mesmo? Lembre-se que é muito importante praticar todos os dias em ambiente silencioso para aumentar as suas habilidades. Com o tempo e a prática, as suas leituras serão cada vez mais rápidas e completas.

Gostou de aprender um pouquinho mais de como fazer leitura dinâmica? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre prontos para ajudar da melhor maneira possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *