Qual a importância da leitura no dia a dia?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe, de fato, qual a importância da leitura para o indivíduo? Apesar de ouvirmos com frequência que ler é importante, inúmeras pessoas ainda não conhecem os seus verdadeiros benefícios. Ao contrário do que muitos pensam, a leitura contínua interfere em habilidades que vão além da qualidade da leitura, compreensão e escrita.

A realidade é que o hábito de ler é capaz de proporcionar, por exemplo, qualidade de vida e bem-estar e, em razão desses e dos demais motivos que vamos apresentar a seguir, criar o costume de ler livros, revistas, entre outros é muito importante.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema para entender, de uma vez por todas, qual é a verdadeira importância da leitura, acompanhe o post porque vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!

Reduz o estresse

No mundo em que vivemos atualmente o estresse é, muitas vezes, inevitável, não é mesmo? Contudo, aliviar esse sentimento e encontrar maneiras saudáveis para se divertir e relaxar é fundamental.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, até mesmo alguns minutos de leitura diária já costuma ser eficaz para reduzir a frequência cardíaca e aliviar a tensão, minimizando os níveis de estresse.

Justamente por essas razões é comum encontrar indivíduos que gostam de ler um livro antes de dormir, afinal, se concentrar em uma história é capaz de fazer com que o seu cérebro se desligue da realidade — o que ajuda no autocontrole, aumenta a calma e diminui a preocupação e a angústia.

Evita doenças

A prática da leitura ajuda até mesmo a evitar doenças, uma vez que ler aumenta as conexões neurais e faz com que o cérebro funcione melhor. Isso ocorre porque a leitura afeta o cérebro humano, ativando nossa capacidade de imaginação. É como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo — o que nos predispõe contra a depressão por proporcionar uma espécie de fuga da realidade.

Há, ainda, outro estudo norte-americano que diz que a diminuição do funcionamento da mente, com o passar do tempo, pode ser minimizada em 30% se o indivíduo mantiver, durante a vida, hábitos de leitura — o que protege contra doenças como o mal de Alzheimer.

Contribui para melhores noites de sono

Hoje em dia a maior parte das pessoas se mantêm conectadas com dispositivos eletrônicos de maneira constante. Contudo, na prática as emissões de sinais eletrônicos colocam a mente humana em estado de atenção e transmitem para o cérebro a mensagem que é para ele se manter acordado.

Já ler livros, especialmente em luz suave, tem o efeito oposto e as pessoas que criam o hábito de ler antes de dormir sabem bem disso, uma vez que elas costumam ter noites de sono mais tranquilas e agradáveis.

Expande a gama de experiência

Mais um dos benefícios que demonstram qual a importância da leitura é a possibilidade de expandir a sua gama de experiências, afinal, aqueles que leem com frequência não têm apenas a sua escrita e o seu vocabulário aprimorados, pois outra habilidade que também se desenvolve é a da criatividade.

Isso ocorre porque quando lemos um livro temos a capacidade de criar uma nova experiência dentro de nossas cabeças. É o caso, por exemplo, da leitura de um romance que conseguimos imaginar a fisionomia dos personagens, o cenário em que a trama se desenvolve, entre outras características da história, o que faz com que a nossa gama de experiências se expanda.

Os livros de fantasia ou que retratam uma época muito diferente da que vivemos atualmente, por sua vez, conseguem fazer com que a sua mente viaje e, quando ela volta à realidade, você se sente como se tivesse de fato visitado outro mundo.

Provoca empatia

A empatia — a capacidade de compreender e se solidarizar emocionalmente com um outro indivíduo, é um sentimento fundamental para o saudável e respeitoso convívio em sociedade e, de acordo com um estudo publicado na revista Psychology Today, pode ser estimulado por meio da leitura.

A razão da empatia ser estimulada é porque, quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade de outro alguém (mesmo que em uma ficção) e, com isso, criamos a capacidade de entender como é ser aquela outra pessoa. Isso é, você passa a entender os tipos de sentimentos e compreende como é estar no lugar dessa pessoa, mesmo que ela seja diferente de você.

Existe, inclusive, uma pesquisa realizada na Itália que mostrou que os jovens que leram Harry Potter são menos preconceituosos e têm mais probabilidade de se solidarizarem com as minorias sociais, especialmente em razão da intolerância que há na saga com os bruxos nascidos “trouxas” (em famílias de pessoas que não são bruxas).

Estimula o pensamento crítico

Os livros — impressos ou virtuais, são uma fonte inesgotável de conhecimento. Até mesmo as obras de ficção que, aparentemente, não agregam na aprendizagem, costumam ter um ensinamento por trás da história que faz com que o leitor reflita a respeito de seus valores e pensamentos.

Isso ocorre porque baseado nas informações apresentadas pelos livros o leitor consegue opinar com mais facilidade sobre diversos assuntos. Por essa razão, a leitura é uma prática que melhora a capacidade de argumentação — tanto em situações profissionais quanto pessoais e, consequentemente, estimula o pensamento crítico.

Aprimora o conhecimento

Um leitor assíduo, em geral, consegue manter uma boa conversa sobre diferentes assuntos, afinal, como durante a leitura você tem contato com diferentes histórias e realidades, o seu conhecimento é aprimorado.

Até mesmo os materiais de leitura que não contam com um assunto sério são capazes de apresentar informações que podem ser úteis algum dia. Além disso, quanto mais uma pessoa lê, mais o seu vocabulário se expande e, consequentemente, melhor ela consegue expressar seus próprios sentimentos e pensamentos.

De maneira geral, os indivíduos que são capazes de usar a linguagem com articulação e facilidade são admirados e tem mais facilidade para exercerem papéis de liderança, atingindo cargos mais altos e promoções na vida profissional.

Com os argumentos que apresentamos ao longo deste post, você deve ter percebido qual a abrangência da importância da leitura, não é mesmo? Por isso, comece o quanto antes a adotar o hábito de ler diariamente para que seja possível usufruir de todos os benefícios que apresentamos.

Se você gostou do conteúdo deste texto, compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a descobrirem qual é a verdadeira importância da leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *