Como manter a calma em momentos de tensão? Aprenda aqui!

Tempo de leitura: 6 minutos

como manter a calma em momentos de tensão

Com algumas dicas de como manter a calma em momentos de tensão, é possível promover a maior tranquilidade no dia a dia tanto no âmbito profissional quanto pessoal, a depender da situação que você esteja enfrentando. Saiba que manter a calma é muito importante para que você consiga evitar conflitos e possa obter mais êxito em seus objetivos. Logo, é fundamental aprender algumas técnicas que devem ser praticadas sempre que estiver enfrentando algum momento mais estressante.

Por exemplo, em uma reunião de trabalho, em que todos estejam com os nervos exaltados, o ideal é manter a voz baixa e calma e falar pausadamente. Com isso, você mostrará que está com tudo sob controle. Aproveite o momento para provar que você é capaz de aguentar momentos de pressão sem perder a cabeça e de forma eficiente ao oferecer uma solução ágil para resolver a questão da discussão.

Dessa maneira, você usará um momento de apreensão para demonstrar a sua competência e profissionalismo a fim de alcançar o sucesso na carreira. Porém, para isso, será necessário saber algumas práticas de como manter a calma em momentos de tensão. Para saber mais, acompanhe a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Mantenha um distanciamento da situação

Você já reparou que muitas vezes o estresse causado por um problema atrapalha a construção de um pensamento claro e eficiente para a resolução da questão? Isso acontece em decorrência da imersão emocional diante da experiência que é vivenciar o problema que parece não ter solução. Uma maneira de resolver isso é mantendo um distanciamento da situação a fim de observar tudo com outra perspectiva.

Afinal, muitas vezes, a sensação é de que resolver os problemas de terceiros é muito mais fácil do que solucionar um problema pessoal, certo? Portanto, tente se distanciar da situação conflituosa e observe-a com outros olhos, como se o problema não fosse com você. Reflita o que você falaria para uma pessoa que está passando pelo que está atormentando a sua paz. Veja se você tem conselhos produtivos e eficientes que poderiam ser colocados em prática por você mesmo.

Além disso, ao fazer isso, você sentirá um peso menor sobre os seus ombros, pois o peso do problema que você carrega parecerá menor. Muitas vezes ao criar esse distanciamento, você até percebe que a questão que estava atormentando a sua paz, na verdade, não merecia toda a sua preocupação, uma vez que poderia ser solucionada sem complicação.

Não deixe as emoções tomarem conta do momento

Em uma discussão calorosa, é fácil perder a cabeça devido ao estresse elevado, não é mesmo? Com a perda do controle, pode-se ter alguns comportamentos inadequados, como elevar o tom de voz, dizer palavras que tragam arrependimento posteriormente, ofender, entre outros. Tenha em mente que, por pior que seja o problema, é muito importante nunca deixar as emoções tomarem conta da situação.

Ao se exaltar, você estará apenas perdendo a razão diante da questão em debate. Ou seja, responder com agressividade não solucionará o conflito, pelo contrário, mostrará que você não tem capacidade emocional para lidar com situações de alta-tensão.

Para evitar a perda do controle, é preciso encontrar uma forma de gerenciar o estresse. Uma dica nesse sentido é respirar fundo e colocar em prática alguns exercícios de respiração. Por exemplo, para situações de estresse leve, tire um tempo para esfriar a cabeça e conte até 10. Já para situações mais calorosas, sente-se confortavelmente em uma cadeira e esfrie a cabeça fazendo a respiração diafragmática.

A respiração diafragmática nada mais é do que respirar com a região abdominal, onde fica a maior parte do pulmão. Assim, respire e note se o seu diafragma está se expandindo. Deixe o pulmão cheio de ar e conte até 5. Em seguida, expire devagar e conte até 5 com o pulmão vazio. Repita esse exercício pelo menos 10 vezes.

Pense de forma positiva

Não deixe situações conflituosas abalarem o seu estado de espírito. Para isso, pense sempre com positividade. Dessa maneira, ao entrar em um debate, por exemplo, você terá uma abordagem que cause mais reflexão do que tensão.

Além disso, ter uma energia positiva é fundamental para manter a mente sadia e livre de pensamentos angustiantes, principalmente ao lidar com uma pessoa que seja muito negativa. Saiba que uma mente positiva precisa ser cuidada adequadamente e diariamente para que ela esteja sempre ativa. Nesse contexto, o ideal é praticar a meditação todos os dias, manter uma alimentação equilibrada e saudável, ter uma rotina de sono apropriada e praticar atividades físicas regularmente.

Não leve as situações para o lado pessoal

Evite levar as discussões para o lado pessoal, principalmente no âmbito profissional. Uma crítica, por exemplo, deve ser levada com profissionalismo e de forma a ser um estímulo para melhorar o seu desempenho no trabalho. Encare qualquer feedback com positividade e, mesmo que ele seja dado de forma rude e negativa, tenha uma postura respeitosa.

Responder um comentário grosseiro com mais grosseira não trará nenhuma vantagem para a sua situação. Portanto, mantenha a cortesia, veja o que você pode fazer para alcançar as melhorias mencionadas no feedback recebido e confie no seu trabalho.

Pense que o feedback é uma maneira de melhorar a sua atuação profissional. Além disso, é fundamental saber os seus pontos fracos e os seus pontos fortes a fim de otimizar o seu desempenho laboral. Para isso, aposte e invista no autoconhecimento. Vale destacar que é essencial evitar uma postura defensiva para qualquer comentário construtivo que você venha a receber. Encare tudo com naturalidade e procure atender o que é dito a fim de construir uma carreira sólida com muito sucesso.

Com essas dicas, agora, você já sabe como manter a calma em momentos de tensão, certo? Tenha em mente que é fundamental tirar um tempo para relaxar e repensar as situações com calma e positividade. Dessa maneira, pode-se tomar decisões com mais acerto e tranquilidade sem gerar inseguranças com o que foi decidido.

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