7 melhores estratégias para melhorar a dicção e se destacar

Tempo de leitura: 6 minutos

Melhorar a dicção

Você sabe por que é importante melhorar a dicção? Com uma fala melhor, você conseguirá mostrar mais segurança e confiança nos seus discursos, o que certamente ajudará na sua vida pessoal e profissional.

Neste texto, você conhecerá algumas estratégias para melhorar a sua dicção e comunicação oral, mesmo que a sua área não dependa diretamente da sua voz.

1. Relaxe a voz

Seu corpo precisa descansar de vez em quando, e o mesmo deve ser feito com a sua voz. Ela precisa estar descansada e relaxada para que você consiga pronunciar as palavras corretamente e se expressar melhor.

Além disso, ao forçar demais a voz, você poderá ter dores na região ou até mesmo apresentar episódios de rouquidão, o que não ajudará em nada na sua comunicação, muito pelo contrário.

Existem alguns exercícios que ajudam a relaxar a voz e a musculatura da região. Uma delas é dizer “ah”, mantendo a nota por um tempo. Depois, continue repetindo o exercício até sentir que a laringe está mais relaxada.

Também é importante relaxar o corpo todo, para que a qualidade da sua voz seja melhorada. Faça alguns exercícios de relaxamento, como girar a cabeça para o lado direito e esquerdo, além de fazer movimentos para cima e para baixo.

2. Tenha atenção na articulação das vogais

As vogais são uma parte muito importante das palavras, e é justamente nesse ponto que muitas pessoas acabam errando. Por isso, procure treinar bastante as articulações dessas letras, para que você consiga falar corretamente.

Uma maneira de fazer isso é ler textos em voz alta, porém, pronunciando apenas as vogais. Assim, você conseguirá falar essas letras mais facilmente e em diferentes entonações e formas.

Outra maneira de treinar as vogais é falando-as repetidas vezes, sempre fazendo um sorriso aberto e bicos. Dessa forma, você consegue trabalhar a sua boca e voz para falar corretamente essas palavras.

O ideal é que esses exercícios sejam feitos com certa frequência, para que a melhora na sua dicção aconteça de maneira mais rápida. Assim, você conseguirá fazer discursos e até mesmo conversar de maneira mais correta.

3. Pratique trava-línguas

Uma maneira divertida de melhorar a dicção da sua voz é fazendo trava-línguas. Existem diversos tipos, que podem ser encontrados na internet, para que você consiga melhorar a pronúncia de palavras difíceis.

Você poderá desafiar outras pessoas que também estão treinando a sua dicção ou só querem se divertir. Dessa forma, é possível passar um tempo com amigos e ainda impulsionar a sua voz.

Eis um exemplo de trava-língua que pode ser utilizado: “Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”.

É comum que você não consiga falar corretamente o trava-língua de primeira, principalmente se for um tipo muito difícil. O importante é não desistir e persistir até que consiga completá-lo.

4. Varie o tom e o discurso

Além de conseguir pronunciar as palavras corretamente, é interessante que você consiga falar em tons diferentes. Dessa forma, você também poderá treinar músculos diferentes da sua voz.

Além disso, também é interessante variar o discurso da sua fala, ou seja, testar pronunciar palavras e frases diferentes, como uma maneira de sair da sua zona de conforto.

Assim, você conseguirá falar palavras que não usa comumente e até mesmo começar a incorporá-las no seu vocabulário, para torná-lo mais rico e diversificado, o que é visto com bons olhos, principalmente no meio empresarial.

Para fazer isso, utilize o apoio do dicionário e de sites que mostram os sinônimos das palavras. Dessa forma, você conseguirá facilmente conhecer novas palavras e aprimorar a sua fala.

5. Faça aberturas exageradas ao ler textos

Geralmente, fazemos a leitura de textos de maneira natural, porém, para quem quer melhorar a dicção, um bom treino é começar a fazer aberturas exageradas com a boca ao ler as palavras.

Dessa forma, você conseguirá falar as palavras de maneira completa, melhorando a sua dicção e aprendendo a articular melhor a boca, além de soltar melhor a língua e forçar a musculatura da região.

Não existe um tipo certo de texto para fazer esse treinamento, por isso, poderá utilizar revistas, livros, textos na internet e outros conteúdos que julgar interessantes para se ler.

Caso você sinta dificuldade em pronunciar certa palavra, poderá tentar novamente até conseguir, ou até mesmo falar novamente toda a frase para que consiga entender o contexto.

6. Brinque com a entonação

Durante o nosso dia a dia, utilizamos diversas entonações nas palavras que pronunciamos, seja para evidenciar algum sentimento/emoção, seja para fazer com que as pessoas prestem atenção ao que estamos falando.

Um ótimo treino para a dicção é utilizar diferentes entonações para uma mesma palavra, ou falar diferentes palavras com variadas entonações. Dessa forma, você estimula diferentes músculos da boca.

Quando você sai da sua zona de conforto vocal durante uma palestra, você consegue potencializar o seu discurso, fazendo com que o público consiga prestar mais atenção no que você está dizendo.

Procure fazer um teste para definir qual ritmo funciona melhor, além de quais palavras devem ter mais destaque e, consequentemente, serem melhor pronunciadas por você.

7. Observe a respiração

A respiração é um fator muito importante da fala e, por isso, não pode ser negligenciado. Existem alguns exercícios que vão ajudar a controlar melhor a respiração e, consequentemente, melhorar a sua dicção.

Em um deles, você deve se deitar com os pés levemente afastados, levando uma das mãos ao peito e outra no umbigo. Depois disso, comece a respirar e certifique-se de que a mão no umbigo se eleve mais que a mão de cima.

Assim, colocando em prática essas dicas de como melhorar a dicção, você terá um discurso mais bonito, que prenda mais a atenção do seu público e que ofereça resultados mais satisfatórios para você.

Na Methodus nós temos cursos de oratória para que você consiga melhorar a voz profissionalmente. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *